CINCO LIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p194-210Keywords:
Educação a Distância. Educação Online. Educação escolar em Pandemia. Educação escolar no pós Covid-19Published
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Este texto aborda a experiência educativa, vivida em Portugal, na sequência da pandemia provocada pelo coronavírus. Com o encerramento das escolas toda a educação escolar presencial foi interrompida transitando as atividades de ensino-aprendizagem para o mundo digital, processo que designamos de educação a distância (EaD) emergencial. Este estudo pretende responder a duas questões: (1) de que forma está a decorrer o processo de EaD emergencial? (2) Que implicações se podem retirar desta experiência educativa para os tempos pós pandemia? Perante o isolamento social, e sendo a comunidade em estudo constituída por professores, alunos e encarregados de educação, recorremos ao método da netnográfia que permite uma pesquisa observacional participante baseada em trabalho de campo online. As fontes de coleta de dados foram diversas, analisaram-se depoimentos nos media, participações em webinares e aulas online, com dinâmicas multifacetadas de observação, desde o modo “silencioso” ao mais “imersivo”. Os resultados indicam que a experiência educativa está a decorrer de forma bastante heterogénea em consequência dos diferentes níveis de apropriação das tecnologias digitais dos docentes e das desigualdades digitais dos alunos. Reconhecida a importância da integração das tecnologias digitais nas ações curriculares, prevê-se, que para os tempos pós pandemia, a inclusão digital seja uma das prioridades da escola, bem como a convergência da educação presencial e a distância.How to Cite
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