CINCO LIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS COVID-19

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p194-210

Authors

  • Bento Duarte da Silva Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho
  • Teresa Ribeirinha Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho

Keywords:

Educação a Distância. Educação Online. Educação escolar em Pandemia. Educação escolar no pós Covid-19

Published

2020-09-06

Downloads

Download data is not yet available.

Abstract

Este texto aborda a experiência educativa, vivida em Portugal, na sequência da pandemia provocada pelo coronavírus. Com o encerramento das escolas toda a educação escolar presencial foi interrompida transitando as atividades de ensino-aprendizagem para o mundo digital, processo que designamos de educação a distância (EaD) emergencial. Este estudo pretende responder a duas questões: (1) de que forma está a decorrer o processo de EaD emergencial? (2) Que implicações se podem retirar desta experiência educativa para os tempos pós pandemia? Perante o isolamento social, e sendo a comunidade em estudo constituída por professores, alunos e encarregados de educação, recorremos ao método da netnográfia que permite uma pesquisa observacional participante baseada em trabalho de campo online. As fontes de coleta de dados foram diversas, analisaram-se depoimentos nos media, participações em webinares e aulas online, com dinâmicas multifacetadas de observação, desde o modo “silencioso” ao mais “imersivo”. Os resultados indicam que a experiência educativa está a decorrer de forma bastante heterogénea em consequência dos diferentes níveis de apropriação das tecnologias digitais dos docentes e das desigualdades digitais dos alunos. Reconhecida a importância da integração das tecnologias digitais nas ações curriculares, prevê-se, que para os tempos pós pandemia, a inclusão digital seja uma das prioridades da escola, bem como a convergência da educação presencial e a distância.

Author Biographies

Bento Duarte da Silva, Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho

Doutor em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa, Professor Catedrático, Investigador do Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mail: bento@ie.uminho.pt.

Teresa Ribeirinha, Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho

Doutoranda em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa no Instituto de Educação da Universidade do Minho sendo pesquisadora no Centro de Investigação em Educação (Braga, Portugal). Mail: teresaribeirinha@hotmail.com.

How to Cite

Silva, B. D. da, & Ribeirinha, T. (2020). CINCO LIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS COVID-19. Interfaces Científicas - Educação, 10(1), 194–210. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p194-210

References

BRAGA, Adriana. Netnografia: compreendendo o sujeito nas redes sociais. In: NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria; ROMÃO-DIAS, Daniela (Org.). Qualidade faz diferença: métodos qualitativos para a pesquisa em psicologia e áreas afins. Rio de Janeiro: Ed. PUC-RIO: São Paulo: Loyola, 2013.

CASTELLS, Manuel. A SOCIEDADE EM REDE. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

CABERO, Julio (dir.) (2010). Usos del elearning en las universidades andaluzes: estado de la situación y análises de buenas prácticas. Sevilla: Universidad de Sevilha, Grupo de Investigación Didáctica. Disponível em: https://grupotecnologiaeducativa.es/images/LIBROS/excelencia1.pdf.

DEMO, Pedro (2010). Outra universidade. Jundiaí, Paco Editorial. Disponível em: http://www.prograd.ufscar.br/PedroDemo_OutraUniversidade.pdf

FRAILLON, Julian; AINLEY, John; SCHULZ, Wolfram; FRIEDMAN, TIM; DUCKWORTH, Daniel. Preparing for Life in a Digital World. IEA International Computer and Information Literacy Study 2018. International Report. Amsterdam: IEA. 2018. Disponível em: https://www.iea.nl/publications/study-reports/preparing-life-digital-world

FENPROF. O Ensino a distância (E@D). As perceções e a(s) palavra(s)dos professores. 2020. Disponível em: https://www.fenprof.pt/Download/FENPROF/SM_Doc/Mid_115/Doc_12667/Anexos/ED_-_a_percecao_dos_professores.pdf

FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Blended: using Disruptive Innovation to Improve Schools. Hoboken, USA: John Wiley & Sons, 2014.

INCHLEY, Jo; CURRIE, Dorothy; BUDISAVLJEVIC, Sanja; TORSHEIM, Torbjørn; JÅSTAD, Atle; COSMA, Alina; et al. (eds). Spotlight on adolescent health and well-being. Findings from the 2017/2018 Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) survey in Europe and Canada. International report. Volume 1. Key findings. Volume 2. Key Data Copenhagen: WHO Regional Office for Europe. 2020. Disponível em: https://www.euro.who.int/en/health-topics/Life-stages/child-and-adolescent-health/health-behaviour-in-school-aged-children-hbsc/hbsc-2020

INE. Sociedade da Informação e do Conhecimento. Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Família, 2019. Disponível em: https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=354447153&DESTAQUESmodo=2

ISBE. Remote learning recommendations during COVID-19 emergency. Illinois Sate Board of Education. março de 2020. Disponível em: https://www.isbe.net/Documents/RL-Recommendations-3-27-20.pdf

JOLY, Maria Cristina; Martins, Roney; Almeida, Leandro S, Silva, Bento; Araújo, Alexandra; Vendramini, Claudette. Avaliação da literacia digital para professores. [Relatório Técnico]. Brasília, DF: Universidade de Brasília. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/44277.

KOZINETS, Robert V. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Lisboa, Instituto Piaget, 2000.

LLUNA, Susana; PEDREIRA, Javier (coords.). Los nativos digitales no existem. Cómo educar a tu hijos para un mundo digital. Barcelona: Centro Libros, PAPF, S.L.U., 2017.

MCDOUGALL, Julian; TURKOGLU, Nurçay; KANIŽAJ, Igor. Training and capacity-building in media and information literacy. In: FRAU-MEIGS, Divina; VELEZ, Irma; FLORES, Julieta (eds.). Public Policies in Media and Information Literacy in Europe. Routledge, p.130-158, 2017.

PEREIRA, Maria da Graça; SILVA, Bento. A Tecnologia sob o olhar de jovens e famílias: Usos, valores, competências e o factor divisão digital. In: DIAS, Paulo; OSÓRIO, António J. (orgs.), Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação, Challenges 2009, Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, p. 555-570, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/10031

RIBEIRINHA, Teresa; SILVA, Bento. Avaliando a eficácia da componente online da “Sala de Aula Invertida”; um estudo de Investigação-Ação. Revista e-curriculum, Dossiê Temático 2020: "Web Currículo: Educação e humanismo”. São Paulo: PUCSP, p. 568-589, 2020. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p568-589

SANZ, Ismael; GONZÁLEZ, Jorge Sáinz; CAPILLA, Ana. Efeitos da crise do Covid- 19 na Educação. Madrid: OEI - Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura. 2020. Disponível em: https://www.oeiportugal.org/uploads/files/news/Education/721/informe-covid-19pt.pdf

SILVA, Bento. O contributo das TIC e da Internet para a flexibilidade curricular: a convergência da educação presencial e à distância. In: PACHECO, José A., MORGADO, José Carlos; VIANA, Isabel (orgs.), Actas do IV Colóquio sobre questões curriculares. Braga: Universidade do Minho, p. 277-298, 2000. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/17927

SILVA, Bento. As tecnologias de informação e comunicação nas reformas educativas em Portugal. Revista Portuguesa de Educação, vol. 14, nº 2, Braga: Universidade do Minho, p. 111-153, 2001.Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/491

SILVA, Bento. A Tecnologia é uma Estratégia para a Renovação da Escola. Movimento. Revista da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, nº 5, Tecnologia Comunicação e Educação. Rio de Janeiro, Brasil, p. 28-44, 2002. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32438.

SILVA, Bento; PEREIRA, Maria Graça. Contributos da Escola para a Inclusão Digital. Innovación Educativa, nº 21, número temático “Educación Inclusiva”. Vigo: IEC - Instituto de Ciencias da Educación da Universidade de Santiago de Compostela, p. 217-227, 2011. Disponível em: https://revistas.usc.gal/index.php/ie/article/view/35