A VISUALIZAÇÃO DE DADOS COMO APOIO DAS PESQUISAS QUALITATIVAS EM EDUCAÇÃO POR MEIO DO USO DE SOFTWARE
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p345-367Palavras-chave:
Visualização de dados, Análise qualitativa, Representação visual de dados, Área da educação, Pesquisa qualitativaPublicado
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Direitos de Autor (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação
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Os Qualitative Data Analysis Software (QDAS) e a visualização de dados são instrumentos fundamentais para organização, análise, representação e comunicação de dados/resultados em pesquisas científicas. Baseado na relação visualização de dados e uso de QDAS, este buscou artigo descrever as percepções de pesquisadores em educação que usam a visualização em diferentes etapas da pesquisa com apoio de QDAS e, por fim, sugerir melhorias nas representações visuais disponíveis em softwares deste tipo, tendo como exemplo a plataforma de apoio à análise de dados qualitativos webQDA. A presente pesquisa configurou-se em um estudo de caso, de viés qualitativo, com aplicação de questionário misto. O resultado apresenta um perfil de pesquisadores da área educação brasileira e seus hábitos de usos de QDAS, bem como a forma que a visualização de dados é apresentada e trabalhada em seus estudos científicos publicados. Diante disto, sugere-se melhorias nas representações do webQDA a partir da simbologia das cores, e reforça-se a necessidade de considerar as demandas dos pesquisados no aperfeiçoamento dos QDAS.
Palavras-chave: Visualização de dados. Análise qualitativa. Representação visual de dados. Área da educação. Pesquisa qualitativa.
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Referências
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