A VISUALIZAÇÃO DE DADOS COMO APOIO DAS PESQUISAS QUALITATIVAS EM EDUCAÇÃO POR MEIO DO USO DE SOFTWARE

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p345-367

Autores

  • Luiz Rafael dos Santos Andrade Universidade Tiradentes
  • Ronaldo Nunes Linhares UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • António Pedro Costa UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Palavras-chave:

Visualização de dados, Análise qualitativa, Representação visual de dados, Área da educação, Pesquisa qualitativa

Publicado

2024-12-17

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Artigos

Resumo

Os Qualitative Data Analysis Software (QDAS) e a visualização de dados são instrumentos fundamentais para organização, análise, representação e comunicação de dados/resultados em pesquisas científicas. Baseado na relação visualização de dados e uso de QDAS, este buscou artigo descrever as percepções de pesquisadores em educação que usam a visualização em diferentes etapas da pesquisa com apoio de QDAS e, por fim, sugerir melhorias nas representações visuais disponíveis em softwares deste tipo, tendo como exemplo a plataforma de apoio à análise de dados qualitativos webQDA. A presente pesquisa configurou-se em um estudo de caso, de viés qualitativo, com aplicação de questionário misto. O resultado apresenta um perfil de pesquisadores da área educação brasileira e seus hábitos de usos de QDAS, bem como a forma que a visualização de dados é apresentada e trabalhada em seus estudos científicos publicados. Diante disto, sugere-se melhorias nas representações do webQDA a partir da simbologia das cores, e reforça-se a necessidade de considerar as demandas dos pesquisados no aperfeiçoamento dos QDAS.

Palavras-chave: Visualização de dados. Análise qualitativa. Representação visual de dados. Área da educação. Pesquisa qualitativa.

Biografia do Autor

Luiz Rafael dos Santos Andrade, Universidade Tiradentes

Doutor em Educação, Universidade Tiradentes (Unit); Brasil; Programa de Pós-Graduação emEducação (PPED/Unit); Grupo de Estudos e Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade(GECES/CNPq).

 

Ronaldo Nunes Linhares, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Pós Doutor, Universidade de Aveiro (UA); Universidade Tiradentes (Unit) - Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED/Unit); Grupo de Estudos e Pesquisa Comunicação, Educação eSociedade (GECES/CNPq).

António Pedro Costa, UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro (UA) - Portugal.

Como Citar

Andrade, L. R. dos S., Linhares, R. N., & Costa, A. P. (2024). A VISUALIZAÇÃO DE DADOS COMO APOIO DAS PESQUISAS QUALITATIVAS EM EDUCAÇÃO POR MEIO DO USO DE SOFTWARE. Interfaces Científicas - Educação, 12(2), 345–367. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p345-367

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