Sra. COMO AS NORMAS DE GÉNERO E AS EXPECTATIVAS SOCIAIS MANTÊM A DESIGUALDADE DE GÉNERO NO ENSINO UZBEQUE
O presente documento tem por objetivo analisar a hipótese de que os estereótipos sobre os papéis e as capacidades dos homens e das mulheres influenciam a distribuição de funções na sociedade, perpetuando a desigualdade entre os sexos no sistema educativo do Usbequistão.
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n3p24-36Publicado
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O tema da desigualdade entre os sexos tem cativado muitos investigadores na última década. Embora vários estudos tenham explorado a influência das normas de género nos papéis sociais, há uma escassez de investigação empírica sobre a desigualdade de género no sistema educativo do Uzbequistão. Este facto realça a necessidade urgente de investigação que utilize dados do mundo real para analisar os factores que sustentam as disparidades de género no ensino uzbeque. O presente documento tem por objetivo analisar a hipótese de que os estereótipos sobre os papéis e as capacidades dos homens e das mulheres influenciam a distribuição de funções na sociedade, perpetuando a desigualdade entre os sexos no sistema educativo do Usbequistão. Os resultados deste inquérito realizado entre os estudantes do 1º ao 4º ano da Universidade Estatal de Fergana revelaram que uma grande parte das mulheres e dos homens no Usbequistão é fortemente influenciada por estereótipos de género generalizados que definem os papéis familiares e o acesso à educação. A aceitação generalizada destes estereótipos, tal como evidenciado pelos resultados do inquérito, sublinha a necessidade urgente de transformar as opiniões dos habitantes locais.