COMO AS NORMAS DE GÊNERO E AS EXPECTATIVAS SOCIAIS MANTÊM A DESIGUALDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO UZBEQUE
Este artigo tem como objetivo examinar a hipótese de que os estereótipos sobre os papéis e as habilidades de homens e mulheres influenciam a distribuição de funções na sociedade, perpetuando a desigualdade de gênero no sistema educacional do Uzbequistão.
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n3p24-36Publicado
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O tema da desigualdade de gênero cativou muitos pesquisadores na última década. Embora vários estudos tenham explorado a influência das normas de gênero nos papéis sociais, há uma escassez de pesquisas empíricas sobre a desigualdade de gênero no sistema educacional do Uzbequistão. Isso destaca a necessidade urgente de pesquisas que utilizem dados do mundo real para analisar os fatores que sustentam as disparidades de gênero na educação do Uzbequistão. Este artigo tem como objetivo examinar a hipótese de que os estereótipos sobre os papéis e as habilidades de homens e mulheres influenciam a distribuição de funções na sociedade, perpetuando a desigualdade de gênero no sistema educacional do Uzbequistão. Os resultados dessa pesquisa realizada entre os alunos do 1º ao 4º ano da Universidade Estadual de Fergana revelaram que uma grande proporção de mulheres e homens no Uzbequistão é fortemente influenciada por estereótipos de gênero amplamente difundidos que definem os papéis familiares e o acesso à educação. A aceitação generalizada desses estereótipos, conforme evidenciado pelos resultados da pesquisa, destaca a necessidade urgente de transformar as opiniões dos habitantes locais.