Jovens-multidões em alianças de gênero e a invenção de outros modos de ser, estar e existir na escola
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n3p80-96Publicado
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Resumo
Este artigo expõe um fragmento de uma pesquisa de doutoramento e tem como objetivo analisar como as relações de gênero construídas em uma escola pública impulsionaram mudanças naquele micro contexto educacional. Na força dos encontros de corpos provocados nesse cotidiano escolar, criaram-se outros modos de pensar, sentir e viver a juventude em suas condições de sujeitos-jovens-estudantes, produzindo experiências que escapam às prescrições em meio a muitos embates, alianças e enfrentamentos. Uma educação para as relações de gênero e que se dá entre corpos plurais, sobretudo em contextos de juventudes que se aliançam, precisa exercer práticas antissexistas, que combatam o preconceito e que afirmem a potência da diferença, tão própria dos nossos tempos pós-modernos.
Palavras-chaves: Educação; Gênero; Relações de saber-poder; Resistências