Jovens-multidões em alianças de gênero e a invenção de outros modos de ser, estar e existir na escola

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n3p80-96

Autores

  • Lynna Gabriella Silva Unger UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Lívia de Rezende Cardoso Universidade Federal de Sergipe

Publicado

2025-03-14

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Secção

Artigos Temáticos Internacionais - Educación y Género

Resumo

Resumo

Este artigo expõe um fragmento de uma pesquisa de doutoramento e tem como objetivo analisar como as relações de gênero construídas em uma escola pública impulsionaram mudanças naquele micro contexto educacional. Na força dos encontros de corpos provocados nesse cotidiano escolar, criaram-se outros modos de pensar, sentir e viver a juventude em suas condições de sujeitos-jovens-estudantes, produzindo experiências que escapam às prescrições em meio a muitos embates, alianças e enfrentamentos. Uma educação para as relações de gênero e que se dá entre corpos plurais, sobretudo em contextos de juventudes que se aliançam, precisa exercer práticas antissexistas, que combatam o preconceito e que afirmem a potência da diferença, tão própria dos nossos tempos pós-modernos.

Palavras-chaves: Educação; Gênero; Relações de saber-poder; Resistências

Biografias Autor

Lynna Gabriella Silva Unger, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS), São Cristóvão, SE, Brasil. Professora da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe (SEDUC/SE). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Científica (GEPEC/UFS/CNPq), na Linha Gênero e Ciência.

Lívia de Rezende Cardoso, Universidade Federal de Sergipe

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil.  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Científica (GEPEC/UFS/CNPq), na Linha Gênero e Ciência.

Como Citar

Unger, L. G. S., & Cardoso, L. de R. (2025). Jovens-multidões em alianças de gênero e a invenção de outros modos de ser, estar e existir na escola. Interfaces Científicas - Educação, 12(3), 80–96. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n3p80-96