A FORMAÇÃO ÉTICA NA FILOSOFIA PRÁTICA DE IMMANUEL KANT: COMPREENSÃO E IMPLICAÇÕES À PROFISSÃO DOCENTE

UNDERSTANDING AND IMPLICATIONS FOR THE TEACHING PROFESSION

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p97-114

Autores

  • Renata Cristina Lopes Andrade Universidade Federal do Acre/UFAC

Publicado

2023-04-03

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Resumo

O presente artigo, de caráter bibliográfico, traz a compreensão e reflexão teórica-filosófica de conceitos e de princípios do pensamento Ético, Pedagógico e Educacional de Immanuel Kant (1724-1804), um dos grandes pensadores do Iluminismo e do Idealismo Alemão. Enquanto base de nossas reflexões aqui apresentadas está a questão: como é possível, segundo Kant, o desenvolvimento de um ser humano moral e ético, capaz de se mover, agir e querer viver segundo valores e princípios morais? Analisar, compreender e refletir acerca dessa questão, além de contemplar uma ação educativa que considere o educando em suas diferentes dimensões, não reduzindo ou definindo o ser humano somente por sua capacidade cognitiva ou técnica, por suas habilidades e competências, pode auxiliar no entendimento de uma profissão docente verdadeiramente formativa, a partir de caminhos, horizontes e alternativas para pensarmos e re-pensarmos os possíveis movimentos da ação educacional e ética.

Biografia Autor

Renata Cristina Lopes Andrade, Universidade Federal do Acre/UFAC

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista/UNESP/Câmpus de Marília. Professora da Universidade Federal do Acre/UFAC, Centro de Educação, Letras e Artes/CELA, área de Fundamentos da Educação, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE/UFAC.

Como Citar

Andrade, R. C. L. (2023). A FORMAÇÃO ÉTICA NA FILOSOFIA PRÁTICA DE IMMANUEL KANT: COMPREENSÃO E IMPLICAÇÕES À PROFISSÃO DOCENTE: UNDERSTANDING AND IMPLICATIONS FOR THE TEACHING PROFESSION. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 97–114. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p97-114