O HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES CRIADAS NA ESCOLA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p212-225

Autores

  • Andrialex William da Silva UFRN
  • Manoilly Dantas de Oliveira UFRN

Publicado

2023-05-11

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Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a relação entre um professor auxiliar do gênero masculino e a comunidade escolar, focalizando três eixos: as relações entre o professor e as famílias das crianças; entre o professor e os demais profissionais da instituição de ensino; e entre o professor e as crianças da turma. A reflexão partiu da experiência desse profissional em uma turma de educação infantil, de uma escola filantrópica da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, durante o período de um ano letivo. Como referencial teórico e metodológico, adotamos os estudos de Ramos (2011) e Gomides (2014). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e autobiográfica. Foi possível perceber que os papéis sociais do homem e da mulher também estão bem definidos dentro da escola. Essa delimitação influenciou a relação de todos os envolvidos com o professor, tendo em vista que os familiares, as crianças e os profissionais da instituição escolar apresentaram estranhamento e resistência com a atuação de um homem na educação infantil.

Biografia Autor

Manoilly Dantas de Oliveira, UFRN

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, na linha de pesquisa: Educação, comunicação, linguagem e movimento

Como Citar

Silva, A. W. da, & Oliveira, M. D. de . (2023). O HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES CRIADAS NA ESCOLA. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 212–225. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p212-225