O HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES CRIADAS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p212-225Publicado
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumen
Este artigo objetiva refletir sobre a relação entre um professor auxiliar do gênero masculino e a comunidade escolar, focalizando três eixos: as relações entre o professor e as famílias das crianças; entre o professor e os demais profissionais da instituição de ensino; e entre o professor e as crianças da turma. A reflexão partiu da experiência desse profissional em uma turma de educação infantil, de uma escola filantrópica da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, durante o período de um ano letivo. Como referencial teórico e metodológico, adotamos os estudos de Ramos (2011) e Gomides (2014). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e autobiográfica. Foi possível perceber que os papéis sociais do homem e da mulher também estão bem definidos dentro da escola. Essa delimitação influenciou a relação de todos os envolvidos com o professor, tendo em vista que os familiares, as crianças e os profissionais da instituição escolar apresentaram estranhamento e resistência com a atuação de um homem na educação infantil.