QUESTÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR NA RELAÇÃO ESTUDANTE-UNIVERSIDADE-ORGANIZAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p265-277

Autores

  • Joberto Martins Universidade Salvador - UNIFACS
  • Guilherme Marback Neto Universidade Federal da Bahia - UFBA

Publicado

2023-07-27

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O estágio curricular é um componente dos currículos de graduação e pós-graduação que, em síntese, permite que os alunos apliquem o seu aprendizado, as teorias e as experiências do curso à vida profissional real. O estágio curricular faz parte dos currículos de graduação com objetivos específicos e interage com as organizações em geral. As organizações mudam, por exemplo, em termos da inovação tecnológica, gestão de recursos humanos, posicionamento de mercado, situação econômica e comportamento ambiental. Consequentemente, o estágio curricular, em certa medida, é impactado pelo posicionamento e comportamento das organizações. Este artigo aborda e discute um conjunto de aspectos e questões de estágio curricular e casos de uso, procurando compreender a sua evolução e adaptação às necessidades reais das organizações e cenários de mercado. Os aspectos do estágio curricular abordados são a sua organização, a gestão nos programas universitários, a sua relação com o processo de acreditação e o impacto na formação acadêmica e profissional do aluno.

Biografia do Autor

Joberto Martins, Universidade Salvador - UNIFACS

Professor at Salvador University (UNIFACS) and PhD in Computer Science at Université Pierre et Marie Curie - UPMC, Paris (1986). International Professor at HTW - Hochschule für Technik und Wirtschaft des Saarlandes (Germany) since 2003, Senior Research Period at Université of Paris-Saclay in 2016, Salvador University head and researcher at NUPERC (Computer Network Group) and IPQoS (IP QoS Group) research groups on Network Slicing, Machine Learning, Resource Allocation, Smart Grid, Smart Cities, Bandwidth Allocation Models - BAMs, and Software Defined Networking - OpenFlow. Previously worked as Invited Professor at Université Paris VI and Institut National des Télécommunications (INT) in France and as a key speaker, teacher, and invited lecturer in various international congresses and companies in Brazil and Europe. Member of the Board of Trustees of the Bahia State Research Support Foundation (FAPESB). Member of IEEE Smart Grid Research and IEEE Smart City Committees.

Como Citar

Martins, J., & Marback Neto, G. (2023). QUESTÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR NA RELAÇÃO ESTUDANTE-UNIVERSIDADE-ORGANIZAÇÃO. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 265–277. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p265-277