PEDAGOGÍAS Y PERFORMANCES CORPORALES Y SEXUALES DE HOMBRES HOMOSEXUALES EN TWITTER

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p405-427

Autores/as

  • Ricardo Desidério Universidade Estadual do Paraná
  • Edvaldo Souza Couto Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Publicado

2023-10-26

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Resumen

Twitter, como artefacto cultural, permite a sus usuarios posteos informativos, pero también con abordajes sexuales y pornográficos. En este contexto, a partir de los aportes teóricos de los estudios culturales en educación y de los estudios de redes sociales en la educación, el artículo presenta resultados de una investigación cuyo objetivo fue analizar cómo son construidas las performances corporales y sexuales de un grupo de hombres gay en Twitter, destacando discursos y pedagogías que educan la mirada por medio de estas interacciones en red. El método usado fue cualitativo, de cuño descriptivo y analítico, en una perspectiva de los estudios de redes sociales, desde el abordaje de la etnografía virtual. Los resultados apuntan que los perfiles analizados evidencian la exhibición performática de los cuerpos, de los órganos sexuales y de discursos que resaltan sexualidades construidas en y para las pantallas. Tales performances están repletas de pedagogías que orientan modos de ser gay y la educación de la mirada en la era de la conectividad.

Biografía del autor/a

Ricardo Desidério, Universidade Estadual do Paraná

Pedagogo e também Licenciado em Ciências e Matemática. Doutor e Pós-doutor em Educação Escolar na linha de pesquisa em Sexualidade, Cultura e Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/Araraquara. Também é Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), onde se dedicou aos estudos das performances e pedagogias sexuais masculinas no Twitter a partir dos estudos culturais na educação e cibercultura, desenvolvidos no âmbito do grupo de pesquisa Educação, redes sociotécnicas e culturas digitais de investigação (EDUTEC). Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual de Maringá-UEM/Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade - GPED/UNESPAR CNPq, atuando na linha Sexualidade e Educação Sexual. É prof. adjunto do Curso de Pedagogia e Chefe da Divisão de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, Campus de Apucarana) e docente no Programa de Pós-graduação em Educação Sexual, nível de Mestrado da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara, SP. Atualmente é graduando em Letras-Libras pela Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores. Atuando principalmente nos seguintes temas: Sexualidade e Educação Sexual; Sexualidade, Educação e Redes sociais digitais; Ensino de Ciências e Formação de Professores. Também tem se dedicado aos Estudos da Educação de Surdos a partir de sua vivência enquanto Surdo Unilateral.

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui pós-doutoramento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutorado em Educação (UNICAMP), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É professor Titular na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Departamento de Educação II. É professor permanente no programa de pós-graduação em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais e um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias. É bolsista do CNPq (PQ 2). Coordenou o GT 16 - Educação e Comunicação, do EPEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (ANPED-Nordeste) 2017-2018. É membro e parecerista ad doc do GT 16 - Educação e Comunicação, da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Tem experiência na área de Educação, Comunicação e Tecnologias e também na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Técnica: Benjamin, Adorno e Simondon. Estuda principalmente os seguintes temas: corpo e tecnologia; sexualidade e tecnologias digitais; educação, comunicação e tecnologias digitais; cibercultura e novas educações; leitura e escrita na era digital; currículo e formação de professores; redes sociais na internet.

Cómo citar

Desidério, R., & Souza Couto, E. (2023). PEDAGOGÍAS Y PERFORMANCES CORPORALES Y SEXUALES DE HOMBRES HOMOSEXUALES EN TWITTER. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 405–427. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p405-427