PEDAGOGIAS E PERFORMANCES CORPORAIS E SEXUAIS DE HOMENS GAYS NO TWITTER

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p405-427

Autores

  • Ricardo Desidério Universidade Estadual do Paraná
  • Edvaldo Souza Couto Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Publicado

2023-10-26

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Resumo

O Twitter, enquanto artefato cultural, permite a seus usuários postagens informativas, mas também abordagens sexuais e pornográficas. Neste contexto, a partir dos aportes teóricos dos estudos culturais na educação e dos estudos de redes sociais na educação, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar como são construídas as performances corporais e sexuais de um grupo de homens gays no Twitter, destacando discursos e pedagogias que educam o olhar por meio destas interações em rede. O método usado foi o qualitativo, de cunho descritivo e analítico, numa perspectiva dos estudos de redes sociais, numa abordagem da etnografia virtual. Os resultados apontam que os perfis analisados evidenciam a exibição performática dos corpos, dos órgãos sexuais e de discursos que ressaltam sexualidades construídas em e para as telas. Tais performances são repletas de pedagogias que orientam modos de ser gay e a educação do olhar na era das conectividades.

Biografias Autor

Ricardo Desidério, Universidade Estadual do Paraná

Pedagogo e também Licenciado em Ciências e Matemática. Doutor e Pós-doutor em Educação Escolar na linha de pesquisa em Sexualidade, Cultura e Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/Araraquara. Também é Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), onde se dedicou aos estudos das performances e pedagogias sexuais masculinas no Twitter a partir dos estudos culturais na educação e cibercultura, desenvolvidos no âmbito do grupo de pesquisa Educação, redes sociotécnicas e culturas digitais de investigação (EDUTEC). Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual de Maringá-UEM/Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade - GPED/UNESPAR CNPq, atuando na linha Sexualidade e Educação Sexual. É prof. adjunto do Curso de Pedagogia e Chefe da Divisão de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, Campus de Apucarana) e docente no Programa de Pós-graduação em Educação Sexual, nível de Mestrado da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara, SP. Atualmente é graduando em Letras-Libras pela Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores. Atuando principalmente nos seguintes temas: Sexualidade e Educação Sexual; Sexualidade, Educação e Redes sociais digitais; Ensino de Ciências e Formação de Professores. Também tem se dedicado aos Estudos da Educação de Surdos a partir de sua vivência enquanto Surdo Unilateral.

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui pós-doutoramento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutorado em Educação (UNICAMP), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É professor Titular na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Departamento de Educação II. É professor permanente no programa de pós-graduação em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais e um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias. É bolsista do CNPq (PQ 2). Coordenou o GT 16 - Educação e Comunicação, do EPEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (ANPED-Nordeste) 2017-2018. É membro e parecerista ad doc do GT 16 - Educação e Comunicação, da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Tem experiência na área de Educação, Comunicação e Tecnologias e também na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Técnica: Benjamin, Adorno e Simondon. Estuda principalmente os seguintes temas: corpo e tecnologia; sexualidade e tecnologias digitais; educação, comunicação e tecnologias digitais; cibercultura e novas educações; leitura e escrita na era digital; currículo e formação de professores; redes sociais na internet.

Como Citar

Desidério, R., & Souza Couto, E. (2023). PEDAGOGIAS E PERFORMANCES CORPORAIS E SEXUAIS DE HOMENS GAYS NO TWITTER. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 405–427. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p405-427