PEDAGOGIAS E PERFORMANCES CORPORAIS E SEXUAIS DE HOMENS GAYS NO TWITTER
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p405-427Publicado
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O Twitter, enquanto artefato cultural, permite a seus usuários postagens informativas, mas também abordagens sexuais e pornográficas. Neste contexto, a partir dos aportes teóricos dos estudos culturais na educação e dos estudos de redes sociais na educação, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar como são construídas as performances corporais e sexuais de um grupo de homens gays no Twitter, destacando discursos e pedagogias que educam o olhar por meio destas interações em rede. O método usado foi o qualitativo, de cunho descritivo e analítico, numa perspectiva dos estudos de redes sociais, numa abordagem da etnografia virtual. Os resultados apontam que os perfis analisados evidenciam a exibição performática dos corpos, dos órgãos sexuais e de discursos que ressaltam sexualidades construídas em e para as telas. Tais performances são repletas de pedagogias que orientam modos de ser gay e a educação do olhar na era das conectividades.