ATIVIDADES EDUCATIVAS EM MUSEUS DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p424-440

Autores

  • Roberta Giglio PUCRS
  • Gabriela Sehnem Heck PUCRS
  • José Luís Ferraro PUCRS

Publicado

2021-11-27

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica acerca da realização de atividades educativas em museus de ciências, buscando subsídios para justificar a relevância desse tipo de atividade na promoção do ensino e da aprendizagem em espaços de educação não formal. A partir de três bases de dados acadêmicos, obtiveram-se 16 trabalhos que se referem a ações educativas vinculadas a setores/programas educativos dentro de espaços de educação não formal, especificamente museus de ciências. Entre eles foram obtidos sete artigos, quatro monografias, três dissertações de mestrado, um capítulo de livro e uma tese de doutorado. A partir da leitura e análise dos trabalhos, emergiram quatro categorias, sendo elas Resultados de atividades educativas realizada em museus de ciências, Desenvolvimento de atividades educativas em museus de ciências, Educação Museal e Processos de aprendizado. Com base nos estudos encontrados, foi possível verificar a relevância das ações educativas nos espaços museais para a construção de conhecimentos dos visitantes no que se refere a uma educação científica.

Biografia do Autor

Roberta Giglio, PUCRS

Doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Gabriela Sehnem Heck, PUCRS

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015-2018), com Menção Honrosa e Láurea Acadêmica. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com bolsa de Dedicação Exclusiva da CAPES (2019- atual). Faz parte do Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e Contemporaneidade (CNPq - PUCRS), do Grupo de Estudo e Inovação em Língua Brasileira de Sinais (CNPq - GEIL) - PUCRS e é membra do grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC). Tem certificação em Curso em Língua Brasileira de Sinais nível Básico (2018), Intermediário (2019) e Avançado (2019) pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS-RS). Trabalhou como bolsista de Iniciação Científica no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS) com Educação Inclusiva e atividades em Libras, realizando atividades sobre a Língua Brasileira de Sinais na exposição do museu.

José Luís Ferraro, PUCRS

Doutor em Educação. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Como Citar

Giglio, R., Sehnem Heck, G., & Ferraro, J. L. (2021). ATIVIDADES EDUCATIVAS EM MUSEUS DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Interfaces Científicas - Educação, 10(3), 424–440. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p424-440