PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE DE BACHARÉIS: ESTUDO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

STUDY OF THE POSTGRADUATE PROGRAM IN EDUCATION OF THE UNIVERSITY OF CAXIAS DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p441-454

Autores

  • Cristian Giacomoni Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • João Paulo Borges da Silveira Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Publicado

2021-11-27

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O presente estudo objetiva refletir sobre a profissionalização de bacharéis em sala de aula, ou seja, pessoas com formação em nível de Bacharelado, mas que atuam ou desejam atuar enquanto docentes. Este estudo ampara-se em Anastasiou (2005), Libâneo (2011), Tardiff (2002), dentre outros autores para compreender como ocorre a constituição do bacharel enquanto docente e sua profissionalização, evidenciando as competências e habilidades trabalhadas e desenvolvidas, ou não, durante sua formação. Aliada à discussão teórica, realizamos um estudo junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), investigando os percursos dos bacharéis que buscaram continuar suas formações no referido programa, identificando vínculos com a educação, à docência e aprimoramentos nas carreiras. Dos 160 egressos do programa, 48 possuem formação única em bacharelado, sendo que destes, 37 possuem trajetória profissional relacionada à docência. Destacamos a importância da busca por formação no campo educacional por bacharéis que atuam enquanto docentes, seja em cursos de formação de professores ou mesmo em programas de pós-graduação, que não visam preparar para a docência e sim para a pesquisa, mas que podem contribuir à reflexão sobre a Educação e o fazer profissional. Por fim, é salutar que as instituições ofereçam formação a seus docentes, como forma de qualificação continuada, aprimorando metodologias, se atualizando com as tecnologias e contribuindo com a práxis no que tange os processos de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Cristian Giacomoni, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutorando e mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), bolsista CAPES/PROSUC. Especialista em Fisiologia do exercício e em Nutrição esportiva, ambas formações pela Centro Universitário Internacional (UNINTER). Bacharel em Educação Física pela UCS.

João Paulo Borges da Silveira, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Docente da Universidade de Caxias do Sul (UCS), coordenador do curso de Especialização em Práticas Educativas em Bibliotecas Escolares e Bibliotecário-documentalista da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutorando em Educação (UCS). Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPEL). Especialista em Gestão em Arquivos (UFSM) e em Educação e Sociedade (CBM). Bacharel em Biblioteconomia (FURG).

Como Citar

Giacomoni, C., & Borges da Silveira, J. P. (2021). PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE DE BACHARÉIS: ESTUDO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL: STUDY OF THE POSTGRADUATE PROGRAM IN EDUCATION OF THE UNIVERSITY OF CAXIAS DO SUL. Interfaces Científicas - Educação, 10(3), 441–454. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p441-454