ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO NO XXIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p39-52

Autors/ores

  • Dayane Horwat Imbriani de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Thiago Silva Prado Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Luisa Furlan Costa Universidade Estadual de Maringá

Publicades

2023-02-27

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Resum

Este artigo tem como objetivo geral verificar, segundo as produções científicas mapeadas, como a Educação no Ensino Superior do Brasil tem sido percebida em contextos cada vez mais marcados pelas lógicas neoliberais. Para o cotejamento de resumos expandidos selecionados para essa análise, definimos as categorias: Neoliberalismo; Educação Neoliberal e Política Neoliberal. Assim, o corpus de análise deste Estado do Conhecimento é composto por seis resumos expandidos. As considerações finais indicam que as influências do neoliberalismo em nível de Educação Superior materializam-se de diversas formas, por meio das vagas de acesso financiadas pelas políticas públicas educacionais, pela formação que o sujeito que frequenta esse nível de educação recebe, pelas vozes de influência dos organismos multilaterais no contexto de produção dos textos das políticas e ainda, pela precarização das Instituições de ensino públicas em detrimento das particulares

Biografia de l'autor/a

Maria Luisa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (1990), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1997) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. É professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História e Políticas da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, educação, tecnologias educacionais e ensino superior. Foi Diretora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá no período de2008 a 2018 e Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil no mesmo período. Atuou como presidente do Fórum Nacional de Coordenadores do Programa Universidade Aberta do Brasil no período de 2013 a 2015. É líder do Grupo de Pesquisas em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC) cadastrado no Diretório do CNPq desde 2010. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE-UEM) na gestão 2020-2022. É associada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (ANPED) e Associada Colaborada da Universidade em Rede (Unirede). É vice-coordenadora do Fórum Sul e membro do Grupo de Trabalho intitulado Qualidade e Regulamentação no Contexto da Educação Aberta, Flexível e a Distância no Brasil e na América do Sul, vinculado à Associação Universidade em Rede (Unirede).

Com citar

Horwat Imbriani de Oliveira, D., Silva Prado, T. ., & Furlan Costa, M. L. (2023). ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO NO XXIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 39–52. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p39-52