ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO NO XXIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p39-52

Autores/as

  • Dayane Horwat Imbriani de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Thiago Silva Prado Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Luisa Furlan Costa Universidade Estadual de Maringá

Publicado

2023-02-27

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Resumen

Este artículo tiene como objetivo general verificar, según las producciones científicas mapeadas, cómo la Educación en la Educación Superior en Brasil ha sido percibida en contextos cada vez más marcados por lógicas neoliberales. Para la comparación de los resúmenes expandidos seleccionados para este análisis, definimos las categorías: Neoliberalismo; Educación neoliberal y Política neoliberal. Así, el corpus de análisis de este Estado del Conocimiento está compuesto por seis resúmenes ampliados. Las consideraciones finales indican que las influencias del neoliberalismo a nivel de Educación Superior se materializan de diferentes formas: a través de las vacantes de acceso financiadas por las políticas públicas educativas, por la formación que recibe el sujeto que asiste a este nivel de educación, por las voces de influencia de organizaciones multilaterales en el contexto de la producción de textos de política y también por la precariedad de las instituciones de educación pública en detrimento de las privadas.

Biografía del autor/a

Maria Luisa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (1990), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1997) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. É professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História e Políticas da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, educação, tecnologias educacionais e ensino superior. Foi Diretora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá no período de2008 a 2018 e Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil no mesmo período. Atuou como presidente do Fórum Nacional de Coordenadores do Programa Universidade Aberta do Brasil no período de 2013 a 2015. É líder do Grupo de Pesquisas em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC) cadastrado no Diretório do CNPq desde 2010. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE-UEM) na gestão 2020-2022. É associada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (ANPED) e Associada Colaborada da Universidade em Rede (Unirede). É vice-coordenadora do Fórum Sul e membro do Grupo de Trabalho intitulado Qualidade e Regulamentação no Contexto da Educação Aberta, Flexível e a Distância no Brasil e na América do Sul, vinculado à Associação Universidade em Rede (Unirede).

Cómo citar

Horwat Imbriani de Oliveira, D., Silva Prado, T. ., & Furlan Costa, M. L. (2023). ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO NO XXIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 39–52. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p39-52