DEMOCRACIA, PROCESSO ELEITORAL E FAKE NEWS: UM PLANO DE AULA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p164-179

Autors/ores

  • Fátima Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Cleyton Brandão UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Telma Brito Rocha Universidade Federal da Bahia

Publicades

2022-08-25

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Resum

Esse artigo apresenta um plano de aula do componente curricular Língua Portuguesa, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, sobre Democracia, Fake News e Processo Eleitoral Brasileiro. A abordagem metodológica é qualitativa, na qual utilizou-se a revisão de literatura, sobre democracia e educação, contribuições da temática na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que destaca ser necessário desenvolver nos educandos habilidades para analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais, e o conhecimento de gêneros textuais da esfera pública e das leis  em um estado democrático, bem como, uma reflexão ação sobre a prática pedagógica a partir de um plano de aula. Como resultado, uma proposta para ensino híbrido, sobre práticas de linguagem, leitura, produção de efeitos de sentido de textos que circulam no campo de atuação na vida pública, o entendimento do processo eleitoral brasileiro e como as fake news afetam a democracia

Biografies de l'autor/a

Fátima Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (PUC SP); Mestre em
Educação pela Universidade de Sorocaba (UNISO).
Professora Orientadora de Estágios de Língua Portuguesa
na Universidade Federal da Bahia (UFBA - Faculdade de
Educação).

Cleyton Brandão, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Graduando da Licenciatura em Pedagogia pela
Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduando
em Jornalismo pela Universidade Salvador (UNIFACS). Foi
bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
Científi ca (PIBIC/UFBA/CNPq). Membro do Grupo de
Pesquisa Currículo, Complexidade e Formação
(FORMACCE em Aberto) FACED/UFBA.

Telma Brito Rocha, Universidade Federal da Bahia

Telma Brito Rocha possui Licenciatura em Pedagogia - UFBA (2002), Mestrado em Educação - UFBA (2005), Doutorado em Educação (2010) - UFBA com a tese: Scr@ps de ódio no Orkut: cyberbullying: contextos e ressonâncias da violência virtual que atinge o professor. É professora da Graduação e do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Integra o Departamento de Educação II, atua no Ensino dos Componentes Curriculares EDC 284 - Didática, EDC A11 e EDC A12 Didática e Práxis Pedagógica I e II, nas Licenciaturas. É autora do livro A Prática Avaliativa na Educação On-line, EDUNEB, 2022. Coordenou o Curso de Especialização Produção de Mídias para Educação Onlne, 2018 (SEAD- FACEAD - UFBA). Coordenou a Área de Didática na FACED-UFBA (2019-2020).

Com citar

Souza, F., Brandão, C., & Brito Rocha, T. (2022). DEMOCRACIA, PROCESSO ELEITORAL E FAKE NEWS: UM PLANO DE AULA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL . Interfaces Científicas - Educação, 11(3), 164–179. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p164-179