CINCO LIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS COVID-19

  • Bento Duarte da Silva Universidade do Minho
  • Teresa Ribeirinha Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho

Resumo

Este texto aborda a experiência educativa, vivida em Portugal, na sequência da pandemia provocada pelo coronavírus. Com o encerramento das escolas toda a educação escolar presencial foi interrompida transitando as atividades de ensino-aprendizagem para o mundo digital, processo que designamos de educação a distância (EaD) emergencial. Este estudo pretende responder a duas questões: (1) de que forma está a decorrer o processo de EaD emergencial? (2) Que implicações se podem retirar desta experiência educativa para os tempos pós pandemia? Perante o isolamento social, e sendo a comunidade em estudo constituída por professores, alunos e encarregados de educação, recorremos ao método da netnográfia que permite uma pesquisa observacional participante baseada em trabalho de campo online. As fontes de coleta de dados foram diversas, analisaram-se depoimentos nos media, participações em webinares e aulas online, com dinâmicas multifacetadas de observação, desde o modo “silencioso” ao mais “imersivo”. Os resultados indicam que a experiência educativa está a decorrer de forma bastante heterogénea em consequência dos diferentes níveis de apropriação das tecnologias digitais dos docentes e das desigualdades digitais dos alunos. Reconhecida a importância da integração das tecnologias digitais nas ações curriculares, prevê-se, que para os tempos pós pandemia, a inclusão digital seja uma das prioridades da escola, bem como a convergência da educação presencial e a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bento Duarte da Silva, Universidade do Minho
Doutor em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa, Professor Catedrático, Investigador do Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal).
Teresa Ribeirinha, Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho
Doutoranda em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa no Instituto de Educação da Universidade do Minho sendo pesquisadora no Centro de Investigação em Educação (Braga, Portugal). Mail: teresaribeirinha@hotmail.com.

Referências

BRAGA, Adriana. Netnografia: compreendendo o sujeito nas redes sociais. In: NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria; ROMÃO-DIAS, Daniela (Org.). Qualidade faz diferença: métodos qualitativos para a pesquisa em psicologia e áreas afins. Rio de Janeiro: Ed. PUC-RIO: São Paulo: Loyola, 2013.

CASTELLS, Manuel. A SOCIEDADE EM REDE. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

CABERO, Julio (dir.) (2010). Usos del elearning en las universidades andaluzes: estado de la situación y análises de buenas prácticas. Sevilla: Universidad de Sevilha, Grupo de Investigación Didáctica. Disponível em: https://grupotecnologiaeducativa.es/images/LIBROS/excelencia1.pdf.

DEMO, Pedro (2010). Outra universidade. Jundiaí, Paco Editorial. Disponível em: http://www.prograd.ufscar.br/PedroDemo_OutraUniversidade.pdf

FRAILLON, Julian; AINLEY, John; SCHULZ, Wolfram; FRIEDMAN, TIM; DUCKWORTH, Daniel. Preparing for Life in a Digital World. IEA International Computer and Information Literacy Study 2018. International Report. Amsterdam: IEA. 2018. Disponível em: https://www.iea.nl/publications/study-reports/preparing-life-digital-world

FENPROF. O Ensino a distância (E@D). As perceções e a(s) palavra(s)dos professores. 2020. Disponível em: https://www.fenprof.pt/Download/FENPROF/SM_Doc/Mid_115/Doc_12667/Anexos/ED_-_a_percecao_dos_professores.pdf

FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Blended: using Disruptive Innovation to Improve Schools. Hoboken, USA: John Wiley & Sons, 2014.

INCHLEY, Jo; CURRIE, Dorothy; BUDISAVLJEVIC, Sanja; TORSHEIM, Torbjørn; JÅSTAD, Atle; COSMA, Alina; et al. (eds). Spotlight on adolescent health and well-being. Findings from the 2017/2018 Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) survey in Europe and Canada. International report. Volume 1. Key findings. Volume 2. Key Data Copenhagen: WHO Regional Office for Europe. 2020. Disponível em: https://www.euro.who.int/en/health-topics/Life-stages/child-and-adolescent-health/health-behaviour-in-school-aged-children-hbsc/hbsc-2020

INE. Sociedade da Informação e do Conhecimento. Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Família, 2019. Disponível em: https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=354447153&DESTAQUESmodo=2

ISBE. Remote learning recommendations during COVID-19 emergency. Illinois Sate Board of Education. março de 2020. Disponível em: https://www.isbe.net/Documents/RL-Recommendations-3-27-20.pdf

JOLY, Maria Cristina; Martins, Roney; Almeida, Leandro S, Silva, Bento; Araújo, Alexandra; Vendramini, Claudette. Avaliação da literacia digital para professores. [Relatório Técnico]. Brasília, DF: Universidade de Brasília. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/44277.

KOZINETS, Robert V. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Lisboa, Instituto Piaget, 2000.

LLUNA, Susana; PEDREIRA, Javier (coords.). Los nativos digitales no existem. Cómo educar a tu hijos para un mundo digital. Barcelona: Centro Libros, PAPF, S.L.U., 2017.

MCDOUGALL, Julian; TURKOGLU, Nurçay; KANIŽAJ, Igor. Training and capacity-building in media and information literacy. In: FRAU-MEIGS, Divina; VELEZ, Irma; FLORES, Julieta (eds.). Public Policies in Media and Information Literacy in Europe. Routledge, p.130-158, 2017.

PEREIRA, Maria da Graça; SILVA, Bento. A Tecnologia sob o olhar de jovens e famílias: Usos, valores, competências e o factor divisão digital. In: DIAS, Paulo; OSÓRIO, António J. (orgs.), Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação, Challenges 2009, Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, p. 555-570, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/10031

RIBEIRINHA, Teresa; SILVA, Bento. Avaliando a eficácia da componente online da “Sala de Aula Invertida”; um estudo de Investigação-Ação. Revista e-curriculum, Dossiê Temático 2020: "Web Currículo: Educação e humanismo”. São Paulo: PUCSP, p. 568-589, 2020. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p568-589

SANZ, Ismael; GONZÁLEZ, Jorge Sáinz; CAPILLA, Ana. Efeitos da crise do Covid- 19 na Educação. Madrid: OEI - Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura. 2020. Disponível em: https://www.oeiportugal.org/uploads/files/news/Education/721/informe-covid-19pt.pdf

SILVA, Bento. O contributo das TIC e da Internet para a flexibilidade curricular: a convergência da educação presencial e à distância. In: PACHECO, José A., MORGADO, José Carlos; VIANA, Isabel (orgs.), Actas do IV Colóquio sobre questões curriculares. Braga: Universidade do Minho, p. 277-298, 2000. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/17927

SILVA, Bento. As tecnologias de informação e comunicação nas reformas educativas em Portugal. Revista Portuguesa de Educação, vol. 14, nº 2, Braga: Universidade do Minho, p. 111-153, 2001.Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/491

SILVA, Bento. A Tecnologia é uma Estratégia para a Renovação da Escola. Movimento. Revista da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, nº 5, Tecnologia Comunicação e Educação. Rio de Janeiro, Brasil, p. 28-44, 2002. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32438.

SILVA, Bento; PEREIRA, Maria Graça. Contributos da Escola para a Inclusão Digital. Innovación Educativa, nº 21, número temático “Educación Inclusiva”. Vigo: IEC - Instituto de Ciencias da Educación da Universidade de Santiago de Compostela, p. 217-227, 2011. Disponível em: https://revistas.usc.gal/index.php/ie/article/view/35

Publicado
2020-09-06
Como Citar
Silva, B. D. da, & Ribeirinha, T. (2020). CINCO LIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS COVID-19. Interfaces Científicas - Educação, 10(1), 194-210. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p194-210