EDUCAÇÃO, GÊNERO E MÉMORIA HISTÓRICA: JEAN-BAPTISTE DEBRET E A CIVILIZAÇÃO DO BRASIL.
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v5n1p51-60Palavras-chave:
Educação, gênero, memória.Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Este trabalho tem como objetivo entender a crescente importância dada a educação no início do período imperial, determinando como marco teórico no período de permanecia do artista francês Jean-Baptiste Debret e os primeiros anos do império. Como forma investigativa utilizaremos a obra intitulada “Uma Senhora Brasileira em seu lar” (1823). Tentaremos dessa maneira entender as relações de poder instaurado com a instrução feminina e a conquista da diferenciação social, por meio dela. Assim potencializar a introdução de temas que envolvam o gênero feminino. A obra será usada como registro memorial. As conclusões aqui encontradas servem com base para outros problemas que envolvam o tema.
Como Citar
Referências
ALMEIDA, da silva Sergio. História e políticas públicas de educação no império.
ALEXSANDER, João Gueiros Os Annales e a Micro-História: Um Viés Historiográfico pelas obras do Historiador Italiano Carlo Ginzburg.< disponível em:
http://www.historia.ufpr.br/monografias/2011/2_sem_2011/resumos/alexsander_joao_guerios.pdf>
ANDREA. De Carvalho Zichia, O direito à educação no período Imperial: Um estudo de suas origens no Brasil. tese de mestradoacesso em 26/10/14.
A Educação Jesuítica no Brasil Colônia http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2004/GT.11/GT3.PDF>acesso em 26/10/14.
BANDEIRA, E. D. T.(2007). As Mulheres de Debret. Associação Nacional de História. ANPUH.2007.http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S24.0529.pdf>Acesso em 28/10/14.
Constituição Política do Império do Brasil, elaborada por um Conselho de Estado e outorgada pelo Imperador D. Pedro I, em 25.03.1824.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constituicao24.htm>Acesso em 27/10/14.
CARLOS, José da Silva Cardozo.Refletindo Sobre a Abordagem Macro e Micro na História. Vassouras. 2010.http://www.uss.br/pages/revistas/revistacaminhosdahistoria/V6N22010/pdf/005_Refletindo_sobre_Abordagem_Macro.pdf .> acesso em 25/06 /2014.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Editora Vozes, 1975.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a Vontade de Saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1976.
FOUCAULT, Michel. “Genealogia e Poder”. In: Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979,
FREYRE, GILBERTO. Casa Grande e Senzala: Formação da Família brasileira sob o regime patriarcal. São Paulo. Global. 2013.
HAIDAR, Maria de Lourdes Mariotto. O ensino secundário no Império brasileiro. São Paulo: Gribaldo, USP, 1972.
HAIDAR, Maria de Lourdes Mariotto; TANURI, Leonor Maria. A educação básica noBrasil: dos primórdios até a primeira Lei de Diretrizes e Bases. In: MENESES, João Gualberto de Carvalho (Org.). Estrutura e funcionamento da educação básica: leituras. São Paulo: Pioneira, 1998. P. 59-101.
LEE, Goff Jacques. História e Memória. Campinas, editora:Unicamp,1990.< Disponível em:http://memorial.trt11.jus.br/wp-content/uploads/Hist%C3%B3ria-e-Mem%C3%B3ria.pdf.>Acesso em: 18.09. 2014.
LOURO, GUACIRA LOPES. Gênero Sexualidade e Educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. 9 ed. Petrópolis .editora vozes. 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa. 6ª ed. São Paulo: Hucitec, 1999