EDUCAÇÃO, GÊNERO E MÉMORIA HISTÓRICA: JEAN-BAPTISTE DEBRET E A CIVILIZAÇÃO DO BRASIL.

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v5n1p51-60

Autores

  • Marta de Oliveira Costa UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Josiane Oliveira Rabelo Universidade Tiradentes
  • Dinamara Garcia Feldens UNIVERSIDADE TIRADENTES

Palavras-chave:

Educação, gênero, memória.

Publicado

2016-10-17

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Artigos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo entender a crescente importância dada a educação no início do período imperial, determinando como marco teórico no período de permanecia do artista francês Jean-Baptiste Debret e os primeiros anos do império. Como forma investigativa utilizaremos a obra intitulada “Uma Senhora Brasileira em seu lar” (1823). Tentaremos dessa maneira entender as relações de poder instaurado com a instrução feminina e a conquista da diferenciação social, por meio dela. Assim potencializar a introdução de temas que envolvam o gênero feminino. A obra será usada como registro memorial. As conclusões aqui encontradas servem com base para outros problemas que envolvam o tema.

Como Citar

Costa, M. de O., Rabelo, J. O., & Feldens, D. G. (2016). EDUCAÇÃO, GÊNERO E MÉMORIA HISTÓRICA: JEAN-BAPTISTE DEBRET E A CIVILIZAÇÃO DO BRASIL. Interfaces Científicas - Educação, 5(1), 51–60. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v5n1p51-60

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