AVALIAÇÃO DE EGRESSOS NA PÓS-GRADUAÇÃO: OS DESAFIOS DO MESTRADO PROFISSIONAL PARA A FORMAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p388-404

Autores

  • Paulo César Geglio Universidade Federal da Paraíba
  • Edineide Jezine Mesquita Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Raquel Pereira de Lima Rodrigues Ferreira

Publicado

2023-10-26

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O texto situa-se no cenário da política de avalição da pós-graduação a partir do modelo multidimensional criado pelo consórcio europeu U-Multirank (UMR) e adotado na avaliação quadrienal (2017–2020) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que passa a utilizar na dimensão Formação o quesito/item egresso como um indicador de avaliação a partir do destaque da produção, destino, atuação e formação recebida. Ao considerar esses critérios avaliativos, o texto objetiva analisar o respectivo item a partir da experiência do Programa de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (PPGAES), um programa de mestrado profissional destinado a servidores de universidades públicas. Os dados de questionário aplicado aos egressos, além de traçar o perfil dos egressos, procuram evidenciar a trajetória de formação profissional, a percepção deles sobre o curso de mestrado realizado, o resultado do trabalho dissertativo e a relação de aplicabilidade do produto no ambiente profissional institucional. Em uma perspectiva de avaliação formativa, a política de acompanhamento de egressos do PPGAES possibilita perceber o próprio curso, seus potenciais e carências em um processo de autoavaliação.

Biografia do Autor

Paulo César Geglio, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em filosofia; Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade e Doutorado em Educação: Psicologia da Educação, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor Associado na Universidade Federal da Paraíba, ministrando disciplinas de Fundamentos da Educação. Faz estudos e pesquisas no segmento da formação de professores, abrangendo práticas profissionais, identidade e políticas para a formação. Faz parte do grupo de pesquisa Multidisciplinar de Pesquisa sobre Formação Docente e Prática de Ensino.

Edineide Jezine Mesquita Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1997), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Pós-doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa/PT (CAPES/FCT). Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba com atuação no ensino, pesquisa e extensão, na Graduação e na pós-graduação.

Raquel Pereira de Lima Rodrigues Ferreira

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2017-2019), e graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ - (2011-2016). Atualmente é Servidora Técnico-administrativo da UFPB, lotada no Centro de Educação (CE). Tem experiência na área de Direito, notadamente na área de Direito Público.

Como Citar

Geglio, P. C., Jezine Mesquita Araújo, E. ., & Pereira de Lima Rodrigues Ferreira, R. (2023). AVALIAÇÃO DE EGRESSOS NA PÓS-GRADUAÇÃO: OS DESAFIOS DO MESTRADO PROFISSIONAL PARA A FORMAÇÃO. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 388–404. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p388-404