AVALIAÇÃO DE EGRESSOS NA PÓS-GRADUAÇÃO: OS DESAFIOS DO MESTRADO PROFISSIONAL PARA A FORMAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p388-404

Autores/as

  • Paulo César Geglio Universidade Federal da Paraíba
  • Edineide Jezine Mesquita Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Raquel Pereira de Lima Rodrigues Ferreira

Publicado

2023-10-26

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Resumen

El texto se sitúa en el contexto de la política de evaluación de posgrado basada en el modelo mutidimensional creado por el consorcio europeo U-Multirank (UMR) y adoptado em la evaluación cuatrienal (2017-2020) por la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que empieza a usar en la dimensón formación el ítem egreso como indicador de evaluación con bse en la produción, destino, desempeño y formación recibida. Al considerar estos critérios evaluativos, el texto tiene como objetivo analizar el respectivo ítem a partir de la experiencia del Programa de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (PPGAES), que es un programa de máster profesional dirigido a empleados de universidades públicas. Los datos del cuestionarios aplicados a los egresados, además de trazar el perfil de los egresados, busca ressaltar la trayectoria de formación profesional, su percepción del máster logrado, el resultado del trabajo de tesis y la relación de aplicabilidade del producto del trabajo en el entorno profesional institucional. Desde una perspectiva de evaluación formativa, la política de seguimento de egresados del PPGAES permite percibir el curso em si, sus potencialidades y necesidades en un proceso de autoevaluación.

Biografía del autor/a

Paulo César Geglio, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em filosofia; Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade e Doutorado em Educação: Psicologia da Educação, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor Associado na Universidade Federal da Paraíba, ministrando disciplinas de Fundamentos da Educação. Faz estudos e pesquisas no segmento da formação de professores, abrangendo práticas profissionais, identidade e políticas para a formação. Faz parte do grupo de pesquisa Multidisciplinar de Pesquisa sobre Formação Docente e Prática de Ensino.

Edineide Jezine Mesquita Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1997), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Pós-doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa/PT (CAPES/FCT). Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba com atuação no ensino, pesquisa e extensão, na Graduação e na pós-graduação.

Raquel Pereira de Lima Rodrigues Ferreira

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2017-2019), e graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ - (2011-2016). Atualmente é Servidora Técnico-administrativo da UFPB, lotada no Centro de Educação (CE). Tem experiência na área de Direito, notadamente na área de Direito Público.

Cómo citar

Geglio, P. C., Jezine Mesquita Araújo, E. ., & Pereira de Lima Rodrigues Ferreira, R. (2023). AVALIAÇÃO DE EGRESSOS NA PÓS-GRADUAÇÃO: OS DESAFIOS DO MESTRADO PROFISSIONAL PARA A FORMAÇÃO. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 388–404. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p388-404