PODCAST E EDUCAÇÃO: CRIAÇÃO COLETIVA DE DISPOSITIVOS DE COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA EM TEMPOS DE PANDEMIA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p307-323

Autores

  • Leonardo Zenha Graduação em Pedagogia UFMGMestre em Educação UFMGDoutor em Politicas Publicas e Formação Humana - UERJProfessor da Universidade Federal do Pará http://orcid.org/0000-0003-2474-8112
  • Raquel Lopes Universidade Federal do Pará

Publicado

2022-11-29

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Este texto traz à cena diferentes modos inventivos de fazer/pensar/fazer desenvolvidos durante a pandemia no ensino remoto emergencial tendo como foco a descrição/problematização dos usos de Podcast. A experiência de base surgiu antes da pandemia através de projetos de ensino/pesquisa/extensão e foi germinando e proliferando durante o período de isolamento social, especialmente com a mudança para o ensino remoto na Universidade Pública. O trabalho tem como referência o contexto da cibercultura e o rompimento dos usos apenas técnicos das tecnologias digitas a partir do debate trazido por autores xxxx considerando as contradições postas aos educadores nas contingências do ensino remoto. O processo vivenciado e os resultados alcançados evidenciam a criação de possibilidades inventivas de outros modelos didáticos e principalmente de outros usos das tecnologias digitais no chão do cotidiano, implicando a cultura e a educação como processos transformadores em meio ao caos instalado com a proliferação do novo Coronavírus.

Biografia do Autor

Leonardo Zenha, Graduação em Pedagogia UFMGMestre em Educação UFMGDoutor em Politicas Publicas e Formação Humana - UERJProfessor da Universidade Federal do Pará

Graduação em Pedagogia UFMG Mestre em Educação UFMG Doutor em Politicas Publicas e Formação Humana - UERJ Professor da Universidade Federal do Pará

Raquel Lopes , Universidade Federal do Pará

Doutorado em Ciências Sociais/Antropologia, pela Universidade Federal do Pará, em co-tutela com a Universidade Paris 13 (2009). Mestrado em Letras/Lingüística, também pela Universidade Federal do Pará (2002). Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1997).

 

https://orcid.org/ 0000-0002-1266-5785

Como Citar

Zenha, L. ., & LOpes, R. . (2022). PODCAST E EDUCAÇÃO: CRIAÇÃO COLETIVA DE DISPOSITIVOS DE COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Interfaces Científicas - Educação, 11(3), 307–323. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p307-323