O MEME COMO INVENTIVIDADE METODOLÓGICA NO ENSINO REMOTO PANDÊMICO: POR QUE NÃO?
WHY NOT?
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p53-68Publicado
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Este relato de experiência discute uma possibilidade-inventividade didático-metodológica em turmas de graduação na disciplina eletiva universal Educação e Cibercultura, oferecida no primeiro semestre de 2021 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na modalidade ensino remoto emergencial. Como proposta avaliativa, foi solicitado às/aos estudantes que escolhessem um meme no Museu de Memes e realizassem uma análise articulada com um dos temas tratados na disciplina. Entendemos que os memes fornecem novas entradas de problematização sobre o tempo presente e que essas imagens-dizeres também podem ser objeto de muitas trocas em sala. Diante da proposta de visita ao Webmuseu e das discussões tecidas com a turma, percebemos a importância de inventarmos mais e melhores práticas pedagógicas – não simplesmente porque estivemos ensinando de nossas casas devido à pandemia da COVID-19, mas porque nosso tempo vem exigindo uma educação mais sintonizada com as dinâmicas interativas-colaborativas, próprias do digital em rede.