O MEME COMO INVENTIVIDADE METODOLÓGICA NO ENSINO REMOTO PANDÊMICO: POR QUE NÃO?

WHY NOT?

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p53-68

Autores

  • Dilton Ribeiro Couto Junior Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Marcelle Medeiros Teixeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Tania Lucía Maddalena Universidade Internacional de La Rioja (UNIR), La Rioja, Espanha.

Publicado

2023-04-03

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Artigos

Resumo

Este relato de experiência discute uma possibilidade-inventividade didático-metodológica em turmas de graduação na disciplina eletiva universal Educação e Cibercultura, oferecida no primeiro semestre de 2021 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na modalidade ensino remoto emergencial. Como proposta avaliativa, foi solicitado às/aos estudantes que escolhessem um meme no Museu de Memes e realizassem uma análise articulada com um dos temas tratados na disciplina. Entendemos que os memes fornecem novas entradas de problematização sobre o tempo presente e que essas imagens-dizeres também podem ser objeto de muitas trocas em sala. Diante da proposta de visita ao Webmuseu e das discussões tecidas com a turma, percebemos a importância de inventarmos mais e melhores práticas pedagógicas – não simplesmente porque estivemos ensinando de nossas casas devido à pandemia da COVID-19, mas porque nosso tempo vem exigindo uma educação mais sintonizada com as dinâmicas interativas-colaborativas, próprias do digital em rede.

Biografia do Autor

Dilton Ribeiro Couto Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ. Bolsista do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística – Prociência UERJ (2021-2024).

Marcelle Medeiros Teixeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Baixada Fluminense (UERJ/FEBF). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.

Tania Lucía Maddalena, Universidade Internacional de La Rioja (UNIR), La Rioja, Espanha.

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora no Programa de Pós-graduação Formação de Professores para o Ensino Médio, Formação Profissional e Ensino de Línguas na Universidade Internacional de La Rioja (UNIR/Espanha). Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC).

Como Citar

Ribeiro Couto Junior, D., Medeiros Teixeira, M., & Lucía Maddalena, T. (2023). O MEME COMO INVENTIVIDADE METODOLÓGICA NO ENSINO REMOTO PANDÊMICO: POR QUE NÃO? WHY NOT?. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 53–68. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p53-68