FAMÍLIAS E ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: FACES DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EM POSTAGENS DO FACEBOOK

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p627-643

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2020-12-17

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Resumo

A pandemia do coronavírus nos últimos meses desvelou a face mais perversa da desigualdade socioeconômica vivida mundialmente por milhares de pessoas. No campo da educação, os desafios impostos ao acesso e permanência escolar foi ainda mais impactante para famílias pobres que vivem em territórios de vulnerabilidade, sem acesso às tecnologias para aulas virtuais. Nesse sentido, esse trabalho teve o objetivo de analisar o discurso social a respeito dos impactos da pandemia no campo da educação a partir de imagem de um post “viralizado” e os comentários gerados na rede social facebook sobre o assunto. Os dados analisados reforçam ideias generalizadas e preconceituosas sobre as famílias pobres em sua tarefa de educar, ora culpabilizando crianças, ora pais e professores, naturalizando a complexidade do sistema público de educação e, reforçando pensamentos pautados numa ideologia neoliberal meritocrática.

Biografia Autor

Edna Martins, Universidade Federal de São Paulo

Doutorado em Psicologia da educação pela PUCSP. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo

Como Citar

Martins, E. (2020). FAMÍLIAS E ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: FACES DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EM POSTAGENS DO FACEBOOK. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 627–643. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p627-643

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