FAMÍLIAS E ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: FACES DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EM POSTAGENS DO FACEBOOK

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p627-643

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Publicado

2020-12-17

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Resumen

A pandemia do coronavírus nos últimos meses desvelou a face mais perversa da desigualdade socioeconômica vivida mundialmente por milhares de pessoas. No campo da educação, os desafios impostos ao acesso e permanência escolar foi ainda mais impactante para famílias pobres que vivem em territórios de vulnerabilidade, sem acesso às tecnologias para aulas virtuais. Nesse sentido, esse trabalho teve o objetivo de analisar o discurso social a respeito dos impactos da pandemia no campo da educação a partir de imagem de um post “viralizado” e os comentários gerados na rede social facebook sobre o assunto. Os dados analisados reforçam ideias generalizadas e preconceituosas sobre as famílias pobres em sua tarefa de educar, ora culpabilizando crianças, ora pais e professores, naturalizando a complexidade do sistema público de educação e, reforçando pensamentos pautados numa ideologia neoliberal meritocrática.

Biografía del autor/a

Edna Martins, Universidade Federal de São Paulo

Doutorado em Psicologia da educação pela PUCSP. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo

Cómo citar

Martins, E. (2020). FAMÍLIAS E ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: FACES DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EM POSTAGENS DO FACEBOOK. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 627–643. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p627-643

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