PRODUÇÃO TEXTUAL E A PRÁTICA DE RETEXTUALIZAÇÃO: PROPOSTA VIVENCIADA NO ENSINO FUNDAMENTAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p181-194

Autores

  • Iara Maria Noronha da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Maria da Salete Barboza de Farias Universidade Federal da Paraíba
  • Fabiana Sena da Silva Universidade Federal da Paraiba

Palavras-chave:

Gêneros textuais, leitura e escrita, retextualização

Publicado

2023-04-26

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Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a análise de uma atividade didático-pedagógica, fruto de uma pesquisa realizada que tomou como base o estudo dos gêneros textuais com proposta de retextualização. Tal proposta consiste na prática de produção de um novo texto partindo de um ou mais textos-base. A opção metodológica orientou-se pela abordagem qualitativa da pesquisa do tipo descritiva e método interventivo a pesquisa-ação. O estudo foi desenvolvido com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, para tanto, utilizamo-nos da retextualização de contos em Histórias em Quadrinhos. Partimos do pressuposto de que a utilização dos gêneros textuais, em sala de aula, com proposta de produção através da retextualização, os alunos têm a oportunidade de conhecer diversos tipos de texto e desenvolver habilidades leitoras e escritoras. A atividade permitiu o diálogo entre o autor e o produto criado, assim houve uma maior interação entre o leitor e o texto, ativando os conhecimentos pragmáticos para a tomada de decisões linguísticas, textuais e discursivas. A retextualização se mostrou eficaz tendo em vista que os alunos conseguiram fazer a reescrita do gênero mantendo o mesmo sentido do texto-base e seguiram a estrutura da história em quadrinho.

Biografias Autor

Iara Maria Noronha da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professora da educação básica, graduada em letras, especialização em Educação de Jovens e Adultos e Mestre em Gestão nas Organizações Aprendentes.

Maria da Salete Barboza de Farias, Universidade Federal da Paraíba

Professora da Universidade Federal da Paraíba. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela UFPB , Formação de Psicólogo pela UFPB ; especialização em Pesquisa Educacional -UFPB, mestrado em Educação pela UFPB e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE . Pós doutorado com instância na Universidade Federal de Goiás -UFG e Universidad de Valência.

Fabiana Sena da Silva, Universidade Federal da Paraiba

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-doutorado em História da Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Professora Associada II no Departamento Metodologia da Educação, da Universidade Federal da Paraíba. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB.

Como Citar

Silva, I. M. N. da, Farias, M. da S. B. de, & da Silva, F. S. (2023). PRODUÇÃO TEXTUAL E A PRÁTICA DE RETEXTUALIZAÇÃO: PROPOSTA VIVENCIADA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 181–194. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p181-194

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