PRODUÇÃO TEXTUAL E A PRÁTICA DE RETEXTUALIZAÇÃO: PROPOSTA VIVENCIADA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p181-194Palavras-chave:
Gêneros textuais, leitura e escrita, retextualizaçãoPublicado
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O presente artigo tem por objetivo apresentar a análise de uma atividade didático-pedagógica, fruto de uma pesquisa realizada que tomou como base o estudo dos gêneros textuais com proposta de retextualização. Tal proposta consiste na prática de produção de um novo texto partindo de um ou mais textos-base. A opção metodológica orientou-se pela abordagem qualitativa da pesquisa do tipo descritiva e método interventivo a pesquisa-ação. O estudo foi desenvolvido com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, para tanto, utilizamo-nos da retextualização de contos em Histórias em Quadrinhos. Partimos do pressuposto de que a utilização dos gêneros textuais, em sala de aula, com proposta de produção através da retextualização, os alunos têm a oportunidade de conhecer diversos tipos de texto e desenvolver habilidades leitoras e escritoras. A atividade permitiu o diálogo entre o autor e o produto criado, assim houve uma maior interação entre o leitor e o texto, ativando os conhecimentos pragmáticos para a tomada de decisões linguísticas, textuais e discursivas. A retextualização se mostrou eficaz tendo em vista que os alunos conseguiram fazer a reescrita do gênero mantendo o mesmo sentido do texto-base e seguiram a estrutura da história em quadrinho.Como Citar
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