UMA ANÁLISE DO PÚBLICO-ALVO OCULTO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFSP CAMPUS BIRIGUI

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p130-143

Autores

  • Daniela Galera Castilho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)/ Assistente Social http://orcid.org/0000-0002-3415-0969
  • Marcos Vinicius Francisco Universidade Estadual de Maringá (UEM)/ Programa de Pós-Graduação em Educação e Curso de Educação Física, Campus Regional do Vale do Ivaí (CRV); Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)/ Programa de Pós-Graduação em Educação http://orcid.org/0000-0002-5410-2374
  • Michele Oliveira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo-Campus Birigui/ Pedagoga http://orcid.org/0000-0001-5283-6924

Palavras-chave:

Assistência Estudantil. Ensino Superior. Desigualdade Social.

Publicado

2023-04-26

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Resumo

Esta pesquisa tem como foco a Política de Assistência Estudantil (PAE) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSP)-Câmpus Birigui. Contraditoriamente, ao mesmo tempo em que a assistência estudantil auxilia a permanência dos/as estudantes que se inscrevem no Programa de Auxílio Permanência (PAP) contemplando a maioria dos/as inscritos/as, há aqueles/as que apesar de se enquadrarem no critério de renda, considerado como prioritário pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil, não se inscrevem para o processo seletivo. Diante disso, esse estudo teve como objetivo identificar e analisar o perfil do público-alvo oculto do Programa Nacional de Assistência Estudantil, no IFSP – Campus Birigui, considerando as relações sociais e os motivos que os fizeram permanecer ocultos no Programa. A investigação foi conduzida na perspectiva do método do materialismo histórico-dialético, realizada por meio da análise documental e de pesquisa empírica via aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram que os motivos do ocultamento vão além da ineficiência dos meios de divulgação do Programa, estão relacionados com as políticas pontuais de acesso, a evasão precoce, a naturalização das carências, a alienação do conhecimento para apropriação e objetivação de bens e serviços, acrescido da responsabilização pessoal por problemas que são estruturais, ou seja, relacionados com as sequelas da desigualdade social que atingem a classe trabalhadora, que tem que priorizar o trabalho e as necessidades básicas de sobrevivência em detrimento de outros direitos, que também são essenciais, tal como a educação.

Biografias Autor

Daniela Galera Castilho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)/ Assistente Social

Mestra em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Desde 2011 é Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo-Campus Birigui.

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá (UEM)/ Programa de Pós-Graduação em Educação e Curso de Educação Física, Campus Regional do Vale do Ivaí (CRV); Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)/ Programa de Pós-Graduação em Educação

Marcos Vinicius Francisco é Doutor (financiamento da FAPESP) em Educação pela Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente. Realizou um Doutorado Sanduíche (financiamento da CAPES) na Universidad Carlos III de Madrid na Espanha e concluiu um Pós-Doutorado na área de Educação (financiamento da CAPES) junto à Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Atualmente é docente permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste; docente da Universidade Estadual de Maringá, Câmpus Regional do Vale do Ivaí (UEM/CRV) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM. Editor da Revista Colloquium Humanarum. Líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED) e Coordenador da Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES).

Michele Oliveira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo-Campus Birigui/ Pedagoga

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Unesp de Marília. Atualmente é pedagoga do Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia (IFSP), campus de Birigui.

Como Citar

Castilho, D. G., Francisco, M. V., & Silva, M. O. da. (2023). UMA ANÁLISE DO PÚBLICO-ALVO OCULTO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFSP CAMPUS BIRIGUI. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 130–143. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p130-143

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