A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO PERFIL E PAPEIS PROFISSIONAIS DE PEDAGOGOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE SERGIPE

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p59-74

Autores

  • Claudia de Medeiros Lima Instituto Federal de Educação da Bahia.
  • Ana Maria Freitas Teixeira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Palavras-chave:

Pedagogos, Educação profissional, pedagogia

Publicado

2019-11-10

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Edição

Secção

Artigos

Resumo

Este artigo discute a trajetória de pedagogos que atuam na educação profissional de Sergipe. As discussões apresentadas baseiam-se em pesquisa realizada para dissertação de mestrado em Educação defendida na Universidade Federal de Sergipe e se propõe a analisar a influência das transformações administrativo-pedagógicas no perfil e papel profissional dos pedagogos não diretamente docentes em exercício na única instituição federal de educação profissional técnica e tecnológica do estado de Sergipe. A pesquisa histórica utilizou-se de levantamento documental e bibliográfico para obtenção e análise dos dados. Os resultados apontam para minimização dos papeis dos pedagogos e redução dos espaços profissionais da pedagogia.

Biografias Autor

Claudia de Medeiros Lima, Instituto Federal de Educação da Bahia.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professora do Instituto Federal da Bahia, Camaçari-Ba. Email: clamed.lima@hotmail.com. (79) 99199-9131.

Ana Maria Freitas Teixeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Doutora em Ciências da Educação Sociologia - Université Paris 8. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professora-orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (NPGED) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe. Email: ana1.teixeira@hotmail.com

Como Citar

Lima, C. de M., & Teixeira, A. M. F. (2019). A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO PERFIL E PAPEIS PROFISSIONAIS DE PEDAGOGOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE SERGIPE. Interfaces Científicas - Educação, 8(1), 59–74. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p59-74

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