UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS POR DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO DA ÁREA DE ENGENHARIAS III

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p189-200

Autores

  • Elisandra Duarte Pinheiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Celso Bilynkievycz dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Caroline Lievore Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Luiz Alberto Pilatti Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Palavras-chave:

Facebook, Linkedin, Docentes

Publicado

2017-10-14

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a utilização das sociais Facebook e Linkedin por Docentes dos Programas de Pós-Graduação (PPG) classificados pela CAPES na Área de Engenharias III. O método aplicado foi a Mineração de Dados (MD) de Regras de Associação (RA), com o uso do algoritmo Apriori, através do ambiente de MD WEKA. Constatou-se que 85,87% dos docentes são do gênero masculino, 25,03% dos docentes possuem conta no Linkedin ou Facebook; 17,91% dos docentes possuem o Linkedin; e 11,76% dos docentes possuem conta no Facebook. Quanto as ocorrências de postagens no período investigado, 43,48% dos perfis postaram fotos ou imagens de trabalho; e apenas 13,04% postaram vídeos de trabalho. Conclui-se que o uso das redes sociais por docentes para fins educacionais são é incipiente e que as postagens são predominantemente relacionadas ao lazer. Infere-se assim que a rede social ainda não teve o reconhecimento por parte dos docentes do seu potencial no processo de ensino aprendizagem.

Biografia do Autor

Elisandra Duarte Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Especialista em Engenharia de Produção pela UTFPR.

Celso Bilynkievycz dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Engenharia de Produção pela UTFPR, Mestre em Engenharia de Produção pela UTFPR, Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Caroline Lievore, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR e Mestre em Engenharia de Produção pela UTFPR.

Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Educação pela UNICAMP, Reitor da UTFPR, Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Como Citar

Duarte Pinheiro, E., Bilynkievycz dos Santos, C., Lievore, C., & Pilatti, L. A. (2017). UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS POR DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO DA ÁREA DE ENGENHARIAS III. Interfaces Científicas - Educação, 6(1), 189–200. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p189-200

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