UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS POR DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO DA ÁREA DE ENGENHARIAS III
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p189-200Palabras clave:
Facebook, Linkedin, DocentesPublicado
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumen
Esta pesquisa tem como objetivo investigar a utilização das sociais Facebook e Linkedin por Docentes dos Programas de Pós-Graduação (PPG) classificados pela CAPES na Área de Engenharias III. O método aplicado foi a Mineração de Dados (MD) de Regras de Associação (RA), com o uso do algoritmo Apriori, através do ambiente de MD WEKA. Constatou-se que 85,87% dos docentes são do gênero masculino, 25,03% dos docentes possuem conta no Linkedin ou Facebook; 17,91% dos docentes possuem o Linkedin; e 11,76% dos docentes possuem conta no Facebook. Quanto as ocorrências de postagens no período investigado, 43,48% dos perfis postaram fotos ou imagens de trabalho; e apenas 13,04% postaram vídeos de trabalho. Conclui-se que o uso das redes sociais por docentes para fins educacionais são é incipiente e que as postagens são predominantemente relacionadas ao lazer. Infere-se assim que a rede social ainda não teve o reconhecimento por parte dos docentes do seu potencial no processo de ensino aprendizagem.Cómo citar
Citas
ANDERSEN, Per. What is Web 2.0? Ideas, technologies and implications for education. Bristol: JISC, 2007.
BOSCH, Tanja E. Using online social networking for teaching and learning: Facebook use at the University of Cape Town. Communicatio: South African Journal for Communication Theory and Research, v. 35, n. 2, p. 185-200, 2009.
CANN, Alan; DIMITRIOU, Konstantia; HOOLEY, Tristram. Social media: A guide for researchers. 2011.Disponível em <http://derby.openrepository.com/derby/handle/10545/196715>. Acesso em 22 ago. 2016.
COOPER, Amanda. The use of online strategies and social media for research dissemination in education. Education Policy Analysis Archives, v. 22, p. 88, 2014.
COUTINHO, Clara Pereira; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. A complexidade e os modos de aprender na sociedade do conhecimento. 2007.Disponíevl em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6501/1/Afirse%202007%20Final.pdf. Acesso em 18 ago. 2016.
EDUCAUSE LEARNING INITIATIVE. 7 things you should know about screencasting. Educause Publication, v. 15, p. 2007. Disponível em: <https://net.educause.edu/ir/library/pdf/ELI7025.pdf>. Acesso em 22 ago. 2016.
FERNANDES, Luís. Redes Sociais Online e Educação: Contributo do Facebook no Contexto das Comunidades Virtuais de Aprendentes, 2011. Lisboa: Universidade de Nova Lisboa. Acedido em agosto, v. 29, p. 2012, 2011. Disponível em: http://www.trmef.lfernandes.info/ensaio_TRMEF.pdf. Acesso realizado em: 18 ago. 2016.
GROSSECK, Gabriela; BRAN, Ramona; TIRU, Laurentiu. Dear teacher, what should I write on my wall? A case study on academic uses of Facebook. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 15, p. 1425-1430, 2011.
JULIANI, Douglas P.; JULIANI, J. P., SOUZA, J. A. de; BETTIO, R. W. Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior. RENOTE, v. 10, n. 3, 2012.
MORAN, José Manuel. Internet and higher education: research and communication in the classroom. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, n. 3, p. 125-130, 1997.
O GLOBO. Brasil é o país onde a Linkedin mais cresce. Disponível em < http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/brasil-o-pais-onde-Linkedin-mais-cresce-2807113. > Acesso em 22 Ago 2016.
PATRÍCIO, Maria Raquel; GONÇALVES, Vitor. Utilização educativa do Facebook no ensino superior. In: I International Conference learning and teaching in higher education. Universidade de Évora, 2010.
ROSE, Davis S.; FISCH, Karl; SCOTT, Meleod. Did you know? Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=NsOJunfnYPI. > Acesso em 23 ago. 2016.
We Are Social, Singapore. Digital in 2016. Disponível em <http://www.slideshare.net/wearesocialsg/digital-in-2016/528.> Acesso em 22 ago. 2016.
WEKA. Weka 3: Data Mining Software in Java. Disponível em: http://www.cs.waikato.ac.nz Acesso em: 07-jul-2014.
WOLTON, Dominique. Internet, e depois?: uma teoria crítica das novas mídias. Editora Sulina, 2003.