UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS POR DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO DA ÁREA DE ENGENHARIAS III

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p189-200

Authors

  • Elisandra Duarte Pinheiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Celso Bilynkievycz dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Caroline Lievore Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Luiz Alberto Pilatti Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Keywords:

Facebook, Linkedin, Docentes

Published

2017-10-14

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Dossiê

Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a utilização das sociais Facebook e Linkedin por Docentes dos Programas de Pós-Graduação (PPG) classificados pela CAPES na Área de Engenharias III. O método aplicado foi a Mineração de Dados (MD) de Regras de Associação (RA), com o uso do algoritmo Apriori, através do ambiente de MD WEKA. Constatou-se que 85,87% dos docentes são do gênero masculino, 25,03% dos docentes possuem conta no Linkedin ou Facebook; 17,91% dos docentes possuem o Linkedin; e 11,76% dos docentes possuem conta no Facebook. Quanto as ocorrências de postagens no período investigado, 43,48% dos perfis postaram fotos ou imagens de trabalho; e apenas 13,04% postaram vídeos de trabalho. Conclui-se que o uso das redes sociais por docentes para fins educacionais são é incipiente e que as postagens são predominantemente relacionadas ao lazer. Infere-se assim que a rede social ainda não teve o reconhecimento por parte dos docentes do seu potencial no processo de ensino aprendizagem.

Author Biographies

Elisandra Duarte Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Especialista em Engenharia de Produção pela UTFPR.

Celso Bilynkievycz dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Engenharia de Produção pela UTFPR, Mestre em Engenharia de Produção pela UTFPR, Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Caroline Lievore, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR e Mestre em Engenharia de Produção pela UTFPR.

Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Educação pela UNICAMP, Reitor da UTFPR, Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

How to Cite

Duarte Pinheiro, E., Bilynkievycz dos Santos, C., Lievore, C., & Pilatti, L. A. (2017). UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS POR DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO DA ÁREA DE ENGENHARIAS III. Interfaces Científicas - Educação, 6(1), 189–200. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p189-200

References

ANDERSEN, Per. What is Web 2.0? Ideas, technologies and implications for education. Bristol: JISC, 2007.

BOSCH, Tanja E. Using online social networking for teaching and learning: Facebook use at the University of Cape Town. Communicatio: South African Journal for Communication Theory and Research, v. 35, n. 2, p. 185-200, 2009.

CANN, Alan; DIMITRIOU, Konstantia; HOOLEY, Tristram. Social media: A guide for researchers. 2011.Disponível em <http://derby.openrepository.com/derby/handle/10545/196715>. Acesso em 22 ago. 2016.

COOPER, Amanda. The use of online strategies and social media for research dissemination in education. Education Policy Analysis Archives, v. 22, p. 88, 2014.

COUTINHO, Clara Pereira; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. A complexidade e os modos de aprender na sociedade do conhecimento. 2007.Disponíevl em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6501/1/Afirse%202007%20Final.pdf. Acesso em 18 ago. 2016.

EDUCAUSE LEARNING INITIATIVE. 7 things you should know about screencasting. Educause Publication, v. 15, p. 2007. Disponível em: <https://net.educause.edu/ir/library/pdf/ELI7025.pdf>. Acesso em 22 ago. 2016.

FERNANDES, Luís. Redes Sociais Online e Educação: Contributo do Facebook no Contexto das Comunidades Virtuais de Aprendentes, 2011. Lisboa: Universidade de Nova Lisboa. Acedido em agosto, v. 29, p. 2012, 2011. Disponível em: http://www.trmef.lfernandes.info/ensaio_TRMEF.pdf. Acesso realizado em: 18 ago. 2016.

GROSSECK, Gabriela; BRAN, Ramona; TIRU, Laurentiu. Dear teacher, what should I write on my wall? A case study on academic uses of Facebook. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 15, p. 1425-1430, 2011.

JULIANI, Douglas P.; JULIANI, J. P., SOUZA, J. A. de; BETTIO, R. W. Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior. RENOTE, v. 10, n. 3, 2012.

MORAN, José Manuel. Internet and higher education: research and communication in the classroom. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, n. 3, p. 125-130, 1997.

O GLOBO. Brasil é o país onde a Linkedin mais cresce. Disponível em < http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/brasil-o-pais-onde-Linkedin-mais-cresce-2807113. > Acesso em 22 Ago 2016.

PATRÍCIO, Maria Raquel; GONÇALVES, Vitor. Utilização educativa do Facebook no ensino superior. In: I International Conference learning and teaching in higher education. Universidade de Évora, 2010.

ROSE, Davis S.; FISCH, Karl; SCOTT, Meleod. Did you know? Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=NsOJunfnYPI. > Acesso em 23 ago. 2016.

We Are Social, Singapore. Digital in 2016. Disponível em <http://www.slideshare.net/wearesocialsg/digital-in-2016/528.> Acesso em 22 ago. 2016.

WEKA. Weka 3: Data Mining Software in Java. Disponível em: http://www.cs.waikato.ac.nz Acesso em: 07-jul-2014.

WOLTON, Dominique. Internet, e depois?: uma teoria crítica das novas mídias. Editora Sulina, 2003.