Geometria e Desenho como matérias do Curso Normal no período da Primeira República no Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p43-54

Autores

  • Maria Cristina Araújo Oliveira Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Professora do Departamento de Matemática e do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Palavras-chave:

Geometria. Desenho. Professor primário. Legislação educacional.

Publicado

2015-02-28

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

O presente artigo tem como objetivo tematizar a geometria e o desenho como matérias na formação de professores primários brasileiros no período de 1890 a 1930, compreendido pela Primeira República. Tal formação foi realizada nas Escolas Normais, criadas com essa finalidade no Brasil em 1830. Para caracterizar esses saberes nessa formação, tomou-se como fonte principal a legislação relativa aos cursos normais em diferentes estados brasileiros. Nesse período a geometria euclidiana plana e espacial se consolida como matéria do curso normal. O desenho linear ocupa um espaço de relevância na formação do professor primário, sobretudo por sua íntima relação com a caligrafia, desempenhado a função de educar a vista e adestrar a mão.

Como Citar

Oliveira, M. C. A. (2015). Geometria e Desenho como matérias do Curso Normal no período da Primeira República no Brasil. Interfaces Científicas - Educação, 3(2), 43–54. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p43-54

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