Violência na escola: o bullying e os desarranjos da contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p169-180Palavras-chave:
Educação, violência, bullying, contemporaneidade, escola.Publicado
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O presente trabalho propõe reflexões a cerca da violência escolar, apontando o bullying como um fenômeno social da contemporaneidade, buscando pensar esta prática como uma das mais comuns manifestações presentes no espaço da escola que permanece despreparada para os desafios que estes novos tempos apresentam. O artigo procura entender a violência contemporânea, a intolerância e as relações que produzem ações violentas como forma de resolver conflitos, desencontros, desavenças, frustrações e lacunas, sejam materiais ou simbólicas. Este texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa que foi realizada em duas escolas da capital sergipana, Aracaju, em um universo de quase 400 estudantes da rede particular e pública de ensino a luz das reflexões de Bauman (2005), Fonte (2005), Maffesoli (2004), Lowy (2000), Foucault (1999) e Giddens (1991).
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