Violência na escola: o bullying e os desarranjos da contemporânea

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p169-180

Autores/as

  • Leonardo Matos Feitoza Universidade Federal de Sergipe
  • Dinamara Garcia Feldens UNIT

Palabras clave:

Educação, violência, bullying, contemporaneidade, escola.

Publicado

2014-07-15

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Número

Sección

Artigos

Resumen

O presente trabalho propõe reflexões a cerca da violência escolar, apontando o bullying como um fenômeno social da contemporaneidade, buscando pensar esta prática como uma das mais comuns manifestações presentes no espaço da escola que permanece despreparada para os desafios que estes novos tempos apresentam. O artigo procura entender a violência contemporânea, a intolerância e as relações que produzem ações violentas como forma de resolver conflitos, desencontros, desavenças, frustrações e lacunas, sejam materiais ou simbólicas. Este texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa que foi realizada em duas escolas da capital sergipana, Aracaju, em um universo de quase 400 estudantes da rede particular e pública de ensino a luz das reflexões de Bauman (2005), Fonte (2005), Maffesoli (2004), Lowy (2000), Foucault (1999) e Giddens (1991).

Biografía del autor/a

Leonardo Matos Feitoza, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) é especialista em metodologia do ensino de história de Sergipe, sendo graduado no mesmo curso pela Universidade Tiradentes, tem projetos de pesquisa nos campos da arte, memória, história, patrimônio, identidade e educação. É atualmente professor dos Colégios CCPA, Salesiano, Dinâmico e São Rafael na cidade de Aracaju. Também leciona no curso FiQ, nas disciplinas de Filosofia e Sociologia. Foi estagiário do Arquivo Publico da Cidade de Aracaju (APCA). Trabalhou como aluno de iniciação cientifica (CNPq), com projeto na área de historia da educação em Sergipe, cujo tema é: Entre letras, pontos e agulhas: a educação de meninos e meninas nas escolas de Primeiras Letras na Província de Sergipe, coordenado pela professora, Dr. Dinamara Garcia Feldens. Participou de inúmeros eventos de história e áreas afins, inclusive com comunicações e publicação de resumos e trabalhos completos. Foi também monitor da disciplina Pesquisa II em 2009/02.

Dinamara Garcia Feldens, UNIT

Possui graduação em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (1996), Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1999 CAPES _ Conceito 6) e Doutorado em Educação Básica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos _ UNISINOS (2004 Capes - Conceito 6), com bolsa Cnpq na Universidade da Sorbonné - França na área da Educação em Antropologia do Corpo. Possui pós doutorado pela Universidade Complutense de Madrid, na área de filosofia da Educação, através de bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq . É pesquisadora do ITP e professora PPG I da Universidade Tiradentes no Programa de Pós Graduação em Educação nesta instituição e membro do Comitê Científico.Coordena o Mestrado em Educação do PPED e o DINTER em Educação (PUC/RS) na Universidade Tiradentes. È avaliadora da CAPES na área do ensino PAEP/DPB. Tem experiência na área de Educação, História, Filosofia e Pesquisa, com ênfase em formação de professores, estudos de Gênero e Etnia, História do Conhecimento e Filosofia da Diferença. Atua principalmente nos temas: epistemologia do conhecimento, fundamentos da educação, gênero,etnia,formação de professores, filosofias pós-modernas, contemporaneidade. Trabalha com os autores, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Friedrich Nietzsche e Michel Foucault.

Cómo citar

Feitoza, L. M., & Feldens, D. G. (2014). Violência na escola: o bullying e os desarranjos da contemporânea. Interfaces Científicas - Educação, 2(3), 169–180. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p169-180

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