METODOLOGIAS ATIVAS DA PROBLEMATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p441-462

Autores

  • Thiago Jovane Nascimento Instituto Federal Catarinense
  • Sônia Regina de Souza Fernandes Instituto Federal Catarinense

Publicado

2023-12-02

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Resumo

RESUMO: Este artigo é resultante de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento sobre metodologias ativas, no âmbito dos anos finais do ensino fundamental. Partimos da conceituação de estado do conhecimento postulada por Romanowski e Ens (2006), e do percurso metodológico caracterizado por Morosini; Kohls-Santos e Bittencourt (2021). Este estudo teve como corpus analítico 42 pesquisas: 34 dissertações e 8 teses. A exploração do corpus se deu a partir de 13 dimensões, e a análise foi realizada à luz de Bardin (2016). As metodologias mais recorrentes são da problematização, encontradas em 23 pesquisas, cujas análises e descrições trazemos neste artigo. Evidenciou-se que a maior parte das pesquisas são oriundas da prática docente do pesquisador, que é professor da educação básica. Os resultados desta investigação visam integrar os debates acerca das metodologias ativas, a partir de um balanço da produção acadêmica, constituindo-se em ponto de partida para estudos vindouros.

Como Citar

Jovane Nascimento, T., & Regina de Souza Fernandes, S. (2023). METODOLOGIAS ATIVAS DA PROBLEMATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 441–462. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p441-462