SABERES NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA:

O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS?

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p519-534

Autores

  • Kelen Dos Santos Junges Unespar - campus União da Vitória
  • Micheli Sudul Universidade Estadual do Paraná , campus União da Vitória - UNESPAR/UV
  • Claudia Universidade Estadual do Paraná , campus União da Vitória - UNESPAR/UV

Publicado

2024-01-17

Downloads

Não há dados estatísticos.

Resumo

Entendendo que a docência universitária exige a construção e desenvolvimento de saberes próprios da profissão, o presente texto apresenta pesquisa com o objetivo de identificar os saberes necessários para o exercício da docência universitária na perspectiva de licenciandos formandos dos seis cursos da área de Ciências Humanas e da Educação de uma universidade pública estadual do Paraná. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica apoiada em pesquisa de campo. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário semiestruturado, tendo como participantes quarenta e oito alunos do último ano dos cursos do Centro de Áreas das Ciências Humanas e da Educação de um campus da universidade. Considerou-se que a docência universitária implica uma série de saberes e competências que precisam ser mobilizadas no exercício profissional de forma conjunta, tendo a reflexão como ferramenta para o aprimoramento e qualidade da prática pedagógica.

Biografias Autor

Micheli Sudul, Universidade Estadual do Paraná , campus União da Vitória - UNESPAR/UV

Graduada em Pedagogia, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, União da Vitória, PR, Brasil. E-mail: michelimarafigo2016@gmail.com. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa (GEPPRAX). ORCID: 0000-0003-3464-7630.

Claudia, Universidade Estadual do Paraná , campus União da Vitória - UNESPAR/UV

Doutora em Educação. Professora na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, União da Vitória, PR, Brasil.  E-mail: aecmari@gmail.com. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa (GEPPRAX). ORCID: 0000-0002-8937-6308.

 

Como Citar

Dos Santos Junges, K., Sudul Marafigo, M., & Petchak Zanlorenzi, C. M. (2024). SABERES NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA:: O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS?. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 519–534. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p519-534