INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE ARTE COM O USO DA FERRAMENTA TECNOLÓGICA WEBQUEST

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p202-222

Autores

  • Alessandra Dutra Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Ana Paula Herrero Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Givan José Ferreira dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Publicado

2022-10-18

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Os desafios de uso das novas tecnologias são inúmeros, a imensa oferta de recursos tecnológicos traz novos formatos de utilização, podendo ser empregados inclusive como ferramenta de apoio ao ensino. Os objetivos deste trabalho são descrever e discutir o processo de elaboração e aplicação de uma WebQuest Interdisciplinar envolvendo o ensino de Arte.  Os tipos de pesquisa utilizados foram descritiva, bibliográfica, de campo e analítica. A atividade foi aplicada a trinta e um alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Apucarana, norte do Paraná.  Os resultados validaram que o uso da WebQuest como ferramenta tecnológica de apoio para estudar conteúdo de Arte em um projeto interdisciplinar mostrou-se produtiva. Os alunos consideraram o uso da WebQuest interessante e informaram que não houve dificuldades no desenvolvimento das atividades. Também sugeriram que outros professores utilizem a pesquisa online em suas aulas.

Palavras-chave: Ensino de Arte. Interdisciplinaridade. Ferramenta Tecnológica.

Biografia do Autor

Alessandra Dutra, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Alessandra Dutra ( Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/SP). Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia - PPGECT.

Ana Paula Herrero, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Ana Paula Herrero ( Secretaria de Estado da Educação - SEED) . Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN pela UTFPR, campus Londrina.

Givan José Ferreira dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Givan José Ferreira dos Santos ( Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR). Doutor em Estudos da Linguagem pela UEL/PR). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN.

Como Citar

Dutra, A., Herrero, A. P. ., & Ferreira dos Santos, G. J. (2022). INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE ARTE COM O USO DA FERRAMENTA TECNOLÓGICA WEBQUEST . Interfaces Científicas - Educação, 11(3), 202–222. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p202-222