A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR PARA O CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p245-264

Autores

  • Mirian Cristina Feiten Universidade Estadual de Maringá

Publicado

2023-07-27

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Resumo

Projetos escolares envolvem de maneira dinâmica professores e alunos. Assim, um projeto de intervenção pedagógica interdisciplinar foi planejado e desenvolvido como uma parceria entre docentes da disciplina de Química e de disciplinas específicas do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio. A experiência de aula intitulada Identificação e caracterização de grupos funcionais orgânicos em moléculas de uso/interesse na área de alimentos ministrada aos alunos do 3º ano, e as atividades de ensino remotas desenvolvidas são relatadas desde sua concepção, planejamento e implementação. Ao final, o impacto da relação teoria-prática no processo de ensino-aprendizagem, com visualização da Química na área de alimentos e no cotidiano em si, foi avaliado através de questionário específico aplicado aos alunos. Os resultados foram muito satisfatórios e fomentam o aprimoramento deste e o desenvolvimento de novos projetos interdisciplinares entre as equipes.

Como Citar

Feiten, M. C. (2023). A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR PARA O CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 245–264. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p245-264