#FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217

Autores

  • Edvaldo Souza Couto Doutor em Educação (UNICAMP), Professor Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais (EDUTEC-UFBA/CNPq) e um dos coordenadores do grupo Educação, Comunicação e Tecnologias. (GEC-UFBA/CNPq) Bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq.
  • Edilece Souza Couto Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, campus de Assis - SP); Professora Associada do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde leciona História Medieval e História das Religiões. Dedica-se à pesquisa sobre o Cristianismo.
  • Ingrid de Magalhães Porto Cruz Bacharela em Direito (UNIT). Foi Bolsista de Iniciação Científica de 2016 a 2017 (PIBIC/UNIT/CNPq). Tem se dedicado ao estudo dos Direitos Humanos em uma perspectiva multidisciplinar. Componente do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais (EDUTEC-UFBA/CNPq)

Palavras-chave:

Educação. Cibercultura. Covid-19. Pandemia. Tecnologias Digitais.

Publicado

2020-05-08

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

No contexto da Cibercultura e da pandemia da Covid-19, o objetivo do artigo é analisar maneiras como o isolamento social é vivido e abala os brasileiros, sobretudo, no campo da educação. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, acrescida do uso de várias reportagens na imprensa nacional e internacional, o principal argumento desenvolvido é que pessoas amparadas financeiramente e com amplo acesso à Internet vivem um isolamento social criativo. Enquanto, as que sobrevivem em situação de vulnerabilidade social e exclusão digital têm muito mais dificuldades para viver o recolhimento e se proteger do contágio de um vírus para o qual ainda não se tem vacina e nem medicamentos. O artigo conclui que as experiências Ciberculturais, especialmente, aquelas de uma educação on-line, alcançam uma parcela restrita de pessoas e aponta que os desafios para educar com tecnologias digitais ainda são imensos e precisam ser democratizados.

Como Citar

Couto, E. S., Couto, E. S., & Cruz, I. de M. P. (2020). #FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 200–217. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217