A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: ANOTAÇÕES A PARTIR DOS GOVERNOS DE COLLOR, FERNANDO CARDOSO E LULA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p275-291

Autores

  • José Júlio César do Nascimento Araújo Instituto Federal do Acre - Campus Cruzeiro do Sul
  • Marcondes de Lima Nicácio Instituto Federal do Acre; Programa de Pós-graduação e Educação - Universidade Federal do Amazonas
  • Selma Suely Baçal de Oliveira Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Neoliberalismo, Educação profissional e tecnológica.

Publicado

2021-09-01

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Resumo

O artigo discute neoliberalismo e educação profissional nas condições histórico-econômicas da criação dos Institutos Federais (IFs). A análise metodológica centra-se em estudo bibliográfico e documental ancorado no método dialético. Na discussão apresenta-se a educação profissional e tecnológica e as reformas e transformações neoliberais no Brasil marcadas pela interferência de organismos internacionais (1990-2014) que institui-se para o atendimento dos interesses do mercado produtivo em sua mercadologização e expansão articulada às políticas sociais e à oferta ampliada e precarizada. No desfecho, indica que a organização sócio-histórica da educação profissional não se renova, permanecendo espaço de reprodução dos interesses fragmentados e imediatos do capital.

Biografia do Autor

José Júlio César do Nascimento Araújo, Instituto Federal do Acre - Campus Cruzeiro do Sul

Docente do Instituto Federal do Acre - Campus Cruzeiro do Sul, Doutor em Educação (UFAM).

Marcondes de Lima Nicácio, Instituto Federal do Acre; Programa de Pós-graduação e Educação - Universidade Federal do Amazonas

Docente do Instituto Federal do Acre - Campus Cruzeiro do Sul; Doutorando em Educação do PPGE/UFAM, Bolsista CAPES.

Selma Suely Baçal de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Professora do PPGE/UFAM. Doutora em Educação (USP).

Como Citar

Araújo, J. J. C. do N., Nicácio, M. de L., & de Oliveira, S. S. B. (2021). A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: ANOTAÇÕES A PARTIR DOS GOVERNOS DE COLLOR, FERNANDO CARDOSO E LULA. Interfaces Científicas - Educação, 10(3), 275–291. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p275-291

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