A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SÉCULO XXI : A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃ A DISTÂNCIA NESTA MODALIDADE DE ENSINO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p455-468

Autores

  • Desire Luciane Dominschek Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP http://orcid.org/0000-0001-9678-4230
  • Gabriele de Andrade Pilletti Centro Universitário Uninter

Palavras-chave:

Educação a Distância. Tutor. Educação de Jovens e Adultos.

Publicado

2020-09-06

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Resumo

O artigo buscar compreender os processos que ocorreram a efetivação da Educação de Jovens e Adultos buscando ressaltar as dificuldades que os alunos possuem, visto as demandas do século XXI, como a introdução do jovem no mercado de trabalho. Tratar das novas demandas deste século é imprescindível um olhar para a aprendizagem através das novas plataformas virtuais disponíveis e acessíveis. Se a Educação de Jovens e Adultos se encontra fragmentada, ou até tida como desnecessária, apresentamos neste artigo a necessidade de uma formação que garante o pleno desenvolvimento do aluno e do tutor, na visão da Educação por EaD, que é um campo que está em desenvolvimento e que encontra dificuldade tanto na acessibilidade e na permanência, levando em conta o outro do viés do tutor que prepara e orienta as rotas de aprendizagem para os alunos que estão em processo de alfabetização. O objetivo deste artigo é retratar o tutor, e como é realizado seu trabalho para os jovens, com seus anseios e dificuldades, bem como os pontos positivos. Analisar a Educação de Jovens e Adultos a distância é encontrar dificuldades e retratar a desistência e/ou a persistência, mesmo com a dificuldade devido ao trabalho ou as relações sociais, mas também mostrar o quanto tem crescido e dado oportunidade de acesso ao ensino médio e a formação continuada.

Biografia do Autor

Desire Luciane Dominschek, Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP

Doutora em Educação na área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) participa do grupo de estudos;História, Sociedade e Educação no Brasil; (HISTEDBR).Mestre em Educação na área de concentração: História e Historiografia da Educação,pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico e Ciência Política pela (UFPR) ;graduada em pedagogia pela mesma instituição.Professora de História da Educação do Centro Universitário Internacional Uninter ,com experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação. Atuando nos seguintes temas: história das instituições escolares, história do ensino profissional, reflexões sobre a pesquisa e prática pedagógica. Atua na graduação nas áreas de Fundamentos da Educação, Metodologia e prática de Pesquisa,na Pós-graduação junto ao Núcleo de Pesquisa em Educação do Centro Universitário Internacional Uninter.Pertence as seguintes associações acadêmicas : Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE ,Associação Nacional de História - ANPUH, Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - ANPED

Gabriele de Andrade Pilletti, Centro Universitário Uninter

Especialista em Orientação e Formação de Docentes e Pedagoga pelo Centro Universitário Internacional - Uninter Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Educação, Sociedade e Política.

Como Citar

Dominschek, D. L., & Pilletti, G. de A. (2020). A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SÉCULO XXI : A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃ A DISTÂNCIA NESTA MODALIDADE DE ENSINO. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 455–468. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p455-468

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