AS PRÁXIS DA SUSTENTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – A EDUCAÇÃO AMBIENTAL UM DESAFIO A SER ALCANÇADO NA ACADEMIA.
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p53–60Palavras-chave:
Políticas Públicas, Sustentabilidade, Educação.Publicado
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Este trabalho propõe-se a pesquisar sobre a aplicabilidade de conceitos de sustentabilidade em
órgãos públicos, em especial com relação à adesão a projetos de cunho sustentáveis no campo
educacional e que estão calçados nos argumentos das políticas públicas. Através de uma
pesquisa aplicada em unidades de uma autarquia municipal, no município de Ilha das Flores
/SE/BRASIL, baixo São Francisco, foi perguntado para os gestores (executivo) qual a
percepção e conhecimento destes com relação à adoção de medidas de projetos vinculados para
a inserção de projetos que reduzam passivos ambientais e consequentemente custos para o
município. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o levantamento de dados; a pesquisa
bibliográfica realizada em livros, artigos e na legislação vigente como fontes para a coleta de
informações e para a construção do referencial teórico. Os resultados desta pesquisa indicam
que a maioria dos gestores públicos pesquisados desconhece a importância da sustentabilidade
como um aliado ao progresso local. Desta forma, considerando o valor da sustentabilidade na
administração pública como um suporte no processo de desenvolvimento: social, ambiental e
econômico. Tendo em vista a efetividade e a aplicabilidade no processo de planejamento
estratégico das instituições públicas com vistas ao envolvimento das pessoas para obtenção de
resultados a curto, médio e longo prazo.
PALAVRAS CHAVE: Políticas Públicas; Sustentabilidade; Educação.
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