Educação Popular do Campo e Educação Integral

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p159-177

Autores

  • Monalisa Porto Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Severino Bezerra da Silva Universidade Federal da Paraíba-UFPB
  • Israel Soares de Souza Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Palavras-chave:

Educação Popular do Campo, Educação em Tempo Integral, Saberes,

Publicado

2015-02-28

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Seção

Artigos

Resumo

O texto discorre sobre a escola pública localizada no espaço rural e defende que práticas de Educação Popular possibilitam a ampliação e democratização dos saberes escolares, visando à melhoria da qualidade da educação para os povos do campo. Essa discussão se complexifica com a inserção das atividades culturais da Educação em Tempo Integral, que ampliam os tempos, espaços e conteúdos educativos. Temos como ponto de partida os desníveis existentes entre a escola situada na cidade e no campo, que agrava o descaso com a escolarização dessa população, justificado não apenas pela desigualdade na escolarização, mas como sintoma de um sistema social baseado na disparidade e em representações inferiorizadas em relação às pessoas do campo.

Palavras-chave: Educação Popular do Campo; Educação em Tempo Integral; Saberes;

Biografia do Autor

Monalisa Porto Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Pedagoga, Mestrado pela Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba,Doutoranda no mesmo programa e Instituição. Professora das Licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Severino Bezerra da Silva, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

ossui Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestrado em Sociologia Rural (Campina Grande) pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal da Paraíba

Israel Soares de Souza, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Graduado em História (Licenciatura plena) pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2008) com o Tema Ensino de História Local e Movimentos Sociais: práticas de história local nos assentamentos do Conde, onde discutiu sobre à educação para a convivência nos assentamentos, contextualizando o ensino de história. Cursando o doutorado em Educação pela UFPB

Como Citar

Porto Araújo, M., da Silva, S. B., & de Souza, I. S. (2015). Educação Popular do Campo e Educação Integral. Interfaces Científicas - Educação, 3(2), 159–177. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p159-177