MELHORANDO A COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA COM CHARADA E EXPERIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p317-328Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Este estudo tem como objetivo melhorar a compreensão dos estudantes do Ensino Médio acerca das ligações químicas. A proposta didática foi aplicada em uma turma de 1º ano do Centro de Excelência Professor João Costa, uma escola da rede estadual de Sergipe, como parte do Estágio Supervisionado II, com o tema “Ligações Químicas em uma abordagem estimulante”. A análise da compreensão dos alunos sobre o conteúdo das ligações químicas foi realizada por meio de diferentes abordagens pedagógicas, utilizando como metodologias principais charada e experimento. Os resultados obtidos revelam percepções significativas sobre a motivação dos alunos, a eficácia de atividades descontraídas e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Observou-se uma ampliação significativa na compreensão dos conceitos e teorias abordados. Isso destaca a importância de adotar uma abordagem pedagógica diversificada e adaptativa para garantir a motivação, compreensão e engajamento dos alunos no estudo da Química.