MELHORANDO A COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA COM CHARADA E EXPERIMENTO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p317-328

Autores/as

  • Gabriele Luisa Nonato Jesus Dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe.(IFS)
  • Tatiana Santos de Araujo Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe.(IFS)
  • Rosanne Pinto de Albuquerque Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe.(IFS)

Publicado

2024-12-17

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Resumen

Este estudio tiene como objetivo mejorar la comprensión de los estudiantes de secundaria sobre las uniones químicas. La propuesta didáctica se aplicó en un grupo de primer año del Centro de Excelencia Professor João Costa, una escuela de la red estatal de Sergipe, como parte del Estágio Supervisionado II, con el tema "Uniones Químicas en un enfoque estimulante". El análisis de la comprensión de los alumnos sobre el contenido de las uniones químicas se realizó mediante diferentes enfoques pedagógicos, utilizando como principales metodologías la charada y el experimento. Los resultados obtenidos revelan percepciones significativas sobre la motivación de los estudiantes, la eficacia de actividades relajadas y las dificultades que enfrentan los alumnos. Se observó una ampliación significativa en la comprensión de los conceptos y teorías abordados. Esto resalta la importancia de adoptar un enfoque pedagógico diversificado y adaptativo para garantizar la motivación, comprensión y participación de los alumnos en el estudio de la Química. 

Biografía del autor/a

Tatiana Santos de Araujo Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe.(IFS)

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) desde 2008. Doutora em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2010), Mestre em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2006), Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2002) e técnica em contabilidade (1998). Tem formação complementar em Estudos de Educação em Química e Ensino Experimental de Química. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, Química e Ensino de Química com ênfase em Nanomateriais, atuando principalmente nos seguintes temas: fosfatos de cálcio, propriedades ópticas de nanomateriais, produção de biomateriais para aplicação em filtros solares. Na área de Ensino de Química são utilizados Temas Geradores e metodologias diversificadas de ensino. Orienta e co-orienta alunos do nível superior e técnico através de projetos de pesquisas e extensão vinculados ao CNPq e PROPEX/IFS.

Rosanne Pinto de Albuquerque Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe.(IFS)

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2000), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Química Orgânica pela Universidade Federal de Pernambuco, doutorado Sanduíche no Exterior (2006) pela Universidade Autónoma de Madrid. Tem experiência na área de Química Orgânica com ênfase em Síntese Total e Síntese Assimétrica utilizando compostos Quirais de enxofre. Tem desenvolvido projetos de pesquisa na área de Educação em Química e em Química Orgânica. Atuou como coordenadora da disciplina Química I para o curso de Química Licenciatura no Centro de Educação Superior a Distância (CESAD) da Universidade Federal de Sergipe no período de 2007 a 2011. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)- Campus Aracaju, participou como coordenadora do Grupo de Trabalho para a elaboração do Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Química. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Química do IFS no período de dezembro/2010 a abril/2014 e atuou como como Coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/ CAPES) no período de Abril/2011 a Fevereiro/2018, atuando diretamente na formação de professores, no curso de licenciatura em química, orientando trabalhos de conclusões de curso e realiza projetos de extensão em Escolas Estaduais de Sergipe. Atuou também como docente orientadora na área de Química no Programa de Residência Pedagógica (CAPES) durante Agosto/2018 a Fevereiro/2020 e Outubro/2020 a Março/2022. Desde Outubro/2022, encontra-se como docente orientadora na área de Química no Programa de Residência Pedagógica (CAPES).

Cómo citar

Luisa Nonato Jesus Dos Santos, G., Santos de Araujo Batista, T., & Pinto de Albuquerque Melo, R. (2024). MELHORANDO A COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA COM CHARADA E EXPERIMENTO. Interfaces Científicas - Educação, 12(2), 317–328. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p317-328