MELHORANDO A COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA COM CHARADA E EXPERIMENTO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p317-328

Authors

  • Gabriele Luisa Nonato Jesus Dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe.(IFS)
  • Tatiana Santos de Araujo Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe.(IFS)
  • Rosanne Pinto de Albuquerque Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe.(IFS)

Published

2024-12-17

Downloads

Download data is not yet available.

Abstract

This study aims to improve high school students' understanding of chemical bonds. The didactic proposal was implemented in a 1st-year class at Centro de Excelência Professor João Costa, a state school in Sergipe, as part of Supervised Internship II, with the theme "Chemical Bonds in a Stimulating Approach." The analysis of students' comprehension of chemical bonding content was conducted through different pedagogical approaches, using charades and experiments as the main methodologies. The results obtained reveal significant perceptions about students' motivation, the effectiveness of relaxed activities, and the difficulties faced by students. There was a significant enhancement in the understanding of the concepts and theories covered. This highlights the importance of adopting a diversified and adaptive pedagogical approach to ensure students' motivation, comprehension, and engagement in the study of Chemistry.

Author Biographies

Tatiana Santos de Araujo Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe.(IFS)

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) desde 2008. Doutora em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2010), Mestre em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2006), Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2002) e técnica em contabilidade (1998). Tem formação complementar em Estudos de Educação em Química e Ensino Experimental de Química. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, Química e Ensino de Química com ênfase em Nanomateriais, atuando principalmente nos seguintes temas: fosfatos de cálcio, propriedades ópticas de nanomateriais, produção de biomateriais para aplicação em filtros solares. Na área de Ensino de Química são utilizados Temas Geradores e metodologias diversificadas de ensino. Orienta e co-orienta alunos do nível superior e técnico através de projetos de pesquisas e extensão vinculados ao CNPq e PROPEX/IFS.

Rosanne Pinto de Albuquerque Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe.(IFS)

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2000), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Química Orgânica pela Universidade Federal de Pernambuco, doutorado Sanduíche no Exterior (2006) pela Universidade Autónoma de Madrid. Tem experiência na área de Química Orgânica com ênfase em Síntese Total e Síntese Assimétrica utilizando compostos Quirais de enxofre. Tem desenvolvido projetos de pesquisa na área de Educação em Química e em Química Orgânica. Atuou como coordenadora da disciplina Química I para o curso de Química Licenciatura no Centro de Educação Superior a Distância (CESAD) da Universidade Federal de Sergipe no período de 2007 a 2011. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)- Campus Aracaju, participou como coordenadora do Grupo de Trabalho para a elaboração do Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Química. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Química do IFS no período de dezembro/2010 a abril/2014 e atuou como como Coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/ CAPES) no período de Abril/2011 a Fevereiro/2018, atuando diretamente na formação de professores, no curso de licenciatura em química, orientando trabalhos de conclusões de curso e realiza projetos de extensão em Escolas Estaduais de Sergipe. Atuou também como docente orientadora na área de Química no Programa de Residência Pedagógica (CAPES) durante Agosto/2018 a Fevereiro/2020 e Outubro/2020 a Março/2022. Desde Outubro/2022, encontra-se como docente orientadora na área de Química no Programa de Residência Pedagógica (CAPES).

How to Cite

Luisa Nonato Jesus Dos Santos, G., Santos de Araujo Batista, T., & Pinto de Albuquerque Melo, R. (2024). MELHORANDO A COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA COM CHARADA E EXPERIMENTO. Interfaces Científicas - Educação, 12(2), 317–328. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p317-328