ANÁLISE DA PERSPECTIVA DE GÊNERO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO NA ARGENTINA E NA ESPANHA
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n3p37-52Publicado
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Os processos de formação de professores adquiriram grande relevância ao longo dos últimos anos, suscitando um grande interesse e preocupação em torno desta etapa. Por esse motivo, o objetivo que se pretende alcançar no presente estudo não é outro senão analisar os planos de estudo de formação de professores, na especialidade de educação física, da Universidade Nacional de La Plata (Argentina) e da Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), prestando especial atenção à perspectiva de gênero. Do ponto de vista metodológico, valer-nos-emos do Comparative Case Study, uma estratégia que nos permitirá descrever, compreender e explicar a realidade de dois contextos geopolíticos distintos. Os resultados alcançados mostram algumas semelhanças, mas, sobretudo, diferenças notáveis na forma como a perspectiva de gênero é expressa em ambas as instituições, com uma maior presença no contexto argentino do que no espanhol. Nesse sentido, são vários os motivos que poderiam fundamentar as diferenças encontradas, embora um se destaque acima dos demais: a influência do contexto, não apenas no desenvolvimento dos sistemas educacionais, mas também na implementação de suas políticas; e é que, como pode parecer lógico, dois contextos que apresentam tantas diferenças a nível histórico, social ou político também vão evidenciar diferenças significativas no plano pedagógico.