ANÁLISE DA PERSPECTIVA DE GÊNERO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO NA ARGENTINA E NA ESPANHA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n3p37-52

Autores

  • Agostina Lapuente Romero Universidad Nacional de La Plata. Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (IdIHCS) (La Plata, Argentina)
  • Jesica Montenegro Universidad Nacional de La Plata. Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (IdIHCS) (La Plata, Argentina)
  • David Revesado Carballares UNIVERSIDAD PONTIFICIA DE SALAMANCA

Publicado

2025-03-14

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos Temáticos Internacionais - Educación y Género

Resumo

Os processos de formação de professores adquiriram grande relevância ao longo dos últimos anos, suscitando um grande interesse e preocupação em torno desta etapa. Por esse motivo, o objetivo que se pretende alcançar no presente estudo não é outro senão analisar os planos de estudo de formação de professores, na especialidade de educação física, da Universidade Nacional de La Plata (Argentina) e da Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), prestando especial atenção à perspectiva de gênero. Do ponto de vista metodológico, valer-nos-emos do Comparative Case Study, uma estratégia que nos permitirá descrever, compreender e explicar a realidade de dois contextos geopolíticos distintos. Os resultados alcançados mostram algumas semelhanças, mas, sobretudo, diferenças notáveis na forma como a perspectiva de gênero é expressa em ambas as instituições, com uma maior presença no contexto argentino do que no espanhol. Nesse sentido, são vários os motivos que poderiam fundamentar as diferenças encontradas, embora um se destaque acima dos demais: a influência do contexto, não apenas no desenvolvimento dos sistemas educacionais, mas também na implementação de suas políticas; e é que, como pode parecer lógico, dois contextos que apresentam tantas diferenças a nível histórico, social ou político também vão evidenciar diferenças significativas no plano pedagógico.

Biografia do Autor

Jesica Montenegro, Universidad Nacional de La Plata. Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (IdIHCS) (La Plata, Argentina)

Grupo de Investigación Trayectorias Estudiantiles Universitarias (IdIHCS)

David Revesado Carballares, UNIVERSIDAD PONTIFICIA DE SALAMANCA

Grupo de Investigación Actividad Física, Deporte y Salud (Universidad Pontificia de Salamanca)

Grupo de Investigación Reconocido Memoria y Proyecto de la Educación (Universidad de Salamanca)

Como Citar

Lapuente Romero, A., Montenegro, J., & Revesado Carballares, D. (2025). ANÁLISE DA PERSPECTIVA DE GÊNERO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO NA ARGENTINA E NA ESPANHA. Interfaces Científicas - Educação, 12(3), 37–52. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n3p37-52